Holerite ou Olerite: qual é o certo?

 

Na língua portuguesa, a prática do que chamamos de aportuguesamento é muito comum. Consiste na apropriação de uma palavra de outra língua, adaptando-a ao uso em português. Essa prática é tão antiga que é muito provável que você nem imagine que certos termos têm, na verdade, origem estrangeira!

Esse é o caso de holerite. Você sabe como se escreve esse termo? Descubra neste post como se escreve: olerite ou holerite?

Holerite ou olerite: qual é o certo?

Apesar de a grafia mais aceita ser holerite, na verdade ambas estão, teoricamente, incorretas. Isso porque esse termo provém da palavra em inglês Hollerith, que, na verdade, é o sobrenome do cientista inventor do processo em questão.

O que é holerite?

Holerite é um documento que certifica a quitação do salário do colaborador de uma empresa, podendo ser depositado diretamente em conta ou retirado no departamento financeiro responsável pelos pagamentos.

O hollerith foi inventado por Herman Hollerith (1860-1929), que criou um equipamento para contagem e tabulação estatística a partir de cartões perfurados. O processo foi muito utilizado para operações de recenseamento, além de encontrar a aplicação na emissão de folhas de pagamento.

No Brasil o termo holerite não é designado ao processo em si, mas sim ao documento de comprovação do pagamento, o famoso contracheque.

Exemplos

Abaixo, você confere alguns exemplos da aplicação do termo holerite:

  • Segundo pesquisa divulgada nesta semana, mais da metade dos entrevistados admite bisbilhotar o holerite do colega de trabalho.
  • Durante a ação de bandidos, o grupo encontrou o holerite de um policial, morador da casa assaltada.
  • Na época de meu avô, o holerite não passava dos US$ 50.

Sinônimos

Altamente em desuso, o termo holerite é facilmente substituído por semelhantes, como contracheque ou demonstrativo de pagamento. Apesar disso, o termo ainda é utilizado, principalmente por pessoas de mais idade.

Gostou do nosso post? Você já conhecia a palavra? Não deixe de conferir o nosso plano de estudos para se dar bem no Enem e conquistar um ótimo holerite no futuro!