Item ou ítem: tem acento?

 

Na hora de redigir um texto, muitas dúvidas surgem. Algumas palavras, mesmo antes da vigência do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, já confundiam muita gente na hora de escrever. A palavra item, por exemplo, recebe ou não acento no I? E por quê?

Como se escreve: item ou ítem?

Essa palavrinha é muito usada e quase sempre gera dúvidas se tem ou não acento. Vamos saber mais sobre a acentuação das paroxítonas? Só para lembrar: as palavras paroxítonas têm a penúltima sílaba tônica!

Item” não tem acento, pois não são acentuadas as palavras paroxítonas terminadas em EM, como, “nuvem” ou “ontem”. Isso não ocorre com as paroxítonas terminadas em N, conforme “hífen” ou “pólen”, que recebem acento.

Atenção: a regrinha não se aplica ao plural dessas palavras. Dessa forma, nem “itens“, nem “hifens” são acentuadas, OK?

Vamos registrar para não errar mais: paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s) e um(uns) são acentuadas, como “tórax”, “bíceps” e “fórum”.

Significado de item

Elemento, parcela, unidade. Cada um dos elementos que compõem uma lista, um artigo ou um conjunto de modo geral. Um contrato é composto por muitos itens, mas cada item deve ser analisado separadamente.

Lembre-se: o plural de item é “itens”!

Exemplos do uso de item

Veja alguns exemplos de uso da palavra!

Cada item da rara coleção de quadros será vendido separadamente.

Comprei um item de decoração em promoção e economizei muito.

Quando se trata de estudo da língua, podemos falar em item lexical, ou seja, uma palavra ou uma expressão simples. Isso porque o conjunto de palavras de uma língua é chamado de léxico.

A criança aprende até 2500 itens lexicais nos primeiros quatro anos de vida.

Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça os planos de estudos do site para ter acesso aos conteúdos, videoaulas e exercícios.