Joia ou jóia: Tem acento?

Acentuar corretamente as palavras depois do Novo Acordo Ortográfico ficou mais fácil. Confira se joia e outras paroxítonas com ditongo aberto tônico têm acento.

Joia ou jóia: Tem acento?

Está com dúvidas de acentuação? Descubra aqui!

Todos os direitos reservados

Desde que o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passou a vigorar, em 2016, muitas pessoas ficam em dúvida com relação à acentuação das palavras. Algumas perderam o acento gráfico. Você sabe qual é a forma correta de escrever algumas delas? Afinal, joia tem acento?

Joia tem acento?

Segundo a nova regra ortográfica, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico Éi ou ÓI não são mais acentuadas. Acertou quem apostou na palavra “joia“, sem acento!

Fica meio estranho diferenciar essa palavra de outras que já não recebiam o acento agudo antes de o acordo entrar em vigor porque tinham pronúncia fechada, como “joio”, “apoio” e “comboio”.

Em caso de dúvida, não hesite em consultar um bom dicionário. Sim! Nele pode-se encontrar tanto o significado da palavra como a indicação da forma de pronunciá-la.

Significado de joia

Para ser joia mesmo, e não bijuteria, o adorno tem que ser feito de materiais valiosos, como pedras preciosas, ouro e prata. Brincos, colares, pulseiras são exemplos de joias.

Em sentido conotativo (linguagem metafórica), pode traduzir uma coisa muito legal ou rara.

Exemplos do uso de joia

Joia rara é uma expressão utilizada para caracterizar uma pessoa muito, mas muito especial mesmo, dessas que não se encontram em qualquer esquina. Também é usada como gíria, sabia? “Tudo joia?”, “Joinha!”.

Ex.: D. Marlene deixou todas as suas joias para as netas.

Joia também pode ser usada com um certo tom de ironia. Por exemplo: “é cada joia que a gente encontra na internet!”, quando você quer falar de algumas coisas engraçadas.

Agora que você já sabe como acentuar corretamente as paroxítonas com ditongo aberto tônico, acesse a plataforma do Stoodi para praticar redação e veja como melhorar o seu desempenho no Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *