Lhama: características, fotos e mais!

A lhama é um mamífero ruminante muito conhecido atualmente. Presente na América do Sul, elas têm características peculiares e instigantes para o mundo da biologia. Ficou curioso? Então continue lendo nosso artigo!

Característica das lhamas

As lhamas apresentam uma longa pelagem de lã, variando sua coloração, sendo possível encontrar espécies marrons, brancas e mistas. Ainda, elas se alimentam de capim, pesando cerca de 150 quilos.

Vale destacar que as lhamas podem medir até 2,40 metros, sendo que a cauda ocupa 25 centímetros do total. Por isso, elas são conhecidas pela lentidão ao caminhar, embora sejam facilmente irritáveis.

Onde vivem as lhamas?

No início deste post, explicamos que as lhamas habitam a América Latina. Isso porque elas preferem montanhas e planaltos com temperaturas amenas, sobretudo aquelas com incidência de geadas. Dessa maneira, é possível encontrá-las no Peru, Argentina, Bolívia e Chile.

Todavia, em função de uma exportação, algumas espécies se desenvolveram com facilidade nos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia.

Diferença entre lhama e alpaca

Ainda existem muitas dúvidas sobre as diferenças entre lhama e alpaca, já que ambas apresentam características semelhantes. Para diferenciá-las basta analisar seus tamanhos. Enquanto as alpacas são menores — até 90 centímetros de altura — as lhamas são grandes, chegando até 120 centímetros.

Curiosidades sobre lhamas

Você sabia que existem diversas lhamas domesticadas? Atualmente, a pelagem desse animal é muito útil na indústria têxtil, sendo fundamental para movimentar a economia de países como Equador, Peru e Bolívia.

Além disso, elas são muito utilizadas para o transporte de mercadorias, assim como os camelos. Isso facilita a vida dos moradores e produtores locais, auxiliando a movimentação entre as montanhas.

A vida, o comportamento e as características das lhamas podem ser cobradas no vestibular, aparecendo para contextualizar alguma questão de atualidades, economia e biologia. Aproveite para manter-se atento e realize exercícios funcionais para fortalecer o seu conhecimento.