Literatura: o que significa, tipos e mais!

O que é literatura? Confira o significado da palavra, os tipos de literatura existentes e muito mais!

Literatura: o que significa, tipos e mais!

Para entender o que é a literatura, é preciso, primeiro, saber que ela só existe por causa da língua escrita. O ser humano sempre gostou de contar histórias e registrar narrativas — desde a época das cavernas com a arte rupestre até hoje, com a leitura digital.

Hoje, a diversidade da literatura ultrapassa a realidade: há tipos e gêneros para todos os gostos! Sua importância para a sociedade é imensa, já que ela se torna uma fonte de memória histórica de uma determinada época e cultura.

Quer saber mais? Continue a leitura deste minipost e amplie seus conhecimentos para a prova de Linguagens do Enem!

O que é literatura?

Literatura, em sentido amplo, é um tipo de arte, é o uso estético que se faz da linguagem escrita. É isso que diferencia um texto literário de um comum. O nome também é usado para designar o conjunto de livros de um país, um gênero ou um período: literatura infantil, literatura barroca, literatura francesa, literatura contemporânea e por aí vai.

Significado da palavra

A palavra literatura se origina do latim littera, -ae, que significa letra. Litteratura, -ae, por extensão, era a arte de escrever.

Tipos de literatura

Não podemos afirmar que existe apenas uma literatura, mas sim que há várias literaturas, tão diversas quanto as formas humanas de se comunicar. Vamos mostrar algumas, mas você pode se aventurar e buscar mais!

O que é literatura de cordel?

É um tipo de literatura popular do Nordeste brasileiro, composta por contos, novelas e poesias. A impressão dos textos é barata, e eles ficam expostos nas cordas penduradas em espaços públicos. Daí vem o nome cordel!

O que é literatura brasileira?

No período do Descobrimento e da colonização portuguesa, inicia-se a literatura de informação, com a Carta de Pero Vaz de Caminha, e de catequese, com os textos jesuítas.

A produção literária brasileira acompanhou as tendências europeias e delas se afastou apenas no Modernismo, passando a ser verdadeiramente nacionalista e original, com a Semana de Arte Moderna de 1922.

Então, aprendeu o que é literatura e quais os principais tipos? Continue conosco e conheça algumas das grandes obras da literatura, como A hora da estrela, de Clarice Lispector, e Iracema, de José de Alencar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *