Loira ou loura: qual o correto?

 

Loiro ou louro: existe uma forma correta? Neste minipost, você vai descobrir que, na Língua Portuguesa, existem formas variantes, isto é, podem ser usadas palavras levemente diferentes para se referir à mesma coisa, dependendo da região do país.

Então, vamos saber por que tanto faz escrever loira ou loura? Acompanhe!

Como escreve: loira ou louro?

Loiras ou louras, tanto faz! Fato é que esse adjetivo é usado para caracterizar pessoas que têm o cabelo de cor dourada a castanho-claro, quase um amarelo-tostado.

Louro também designa uma espécie de folha (do loureiro), muito utilizada na culinária. Dos louros, inclusive, era feita uma coroa dada aos campeões de torneios na Grécia e na Roma antigas. Vem daí a expressão “colher os louros da vitória”, no sentido de dar os créditos sobre determinado feito a quem é de direito.

E não podemos nos esquecer do famoso papagaio, ave carinhosamente chamada de louro, como o Louro José!

Exemplos com loiro

  • Lady Gaga abandonou os fios loiros e ficou platinada.
  • “Cabelo loiro, vai lá em casa passear! Vai, vai, cabelo loiro! Vai acabar de me matar!” (Tião Carreiro e Pardinho).

Exemplos com louro

  • Eu faço todo o trabalho e é ela quem fica com os louros!
  • “Papagaio louro do bico dourado, mande essa cartinha para o meu namorado” (cantiga de roda).

Formas gráficas variantes

Já vimos que não há diferença em dizer cabelo louro ou loiro, não é mesmo? Mas é preciso atentar a 3 pontos:

  1. Os falantes preferem usar loiro para se referir a cabelos, pessoas etc., e louro para os outros sentidos da palavra, cujas formas são variantes em todas as acepções. Isso quer dizer que você pode usar qualquer uma, mas existe uma forma adotada pela maioria dos falantes.
  2. O ditongo ou tem formas variantes em outras palavras, como ouro e oiro, touro e toiro, mouro e moiro. Nesses casos, você sabe qual é a forma preferida, não é?
  3. Por fim, lembre-se de que formas variantes não são um caso raro na língua e podem acontecer em outras situações, como vassoura/bassoura, bêbado/bêbedo; enfarte/infarto, mas nem todas são aceitas pela norma culta, como peleumonia em vez de pneumonia.

Gostou de aprender algumas curiosidades da língua? A ortografia precisa ser estudada o tempo todo e pode ajudar a melhorar sua nota na redação. Assine o plano de estudos e se prepare para o Enem e os vestibulares da melhor maneira!