As lontras são mundialmente conhecidas por seu carisma e inteligência. Capazes de encantar os amantes da natureza, elas habitam diversas regiões brasileiras. A seguir, você pode aprender mais sobre suas características, aprofundando seus conhecimentos em Biologia e Geografia!

Características das lontras

As lontras, pertencentes à família Mustelídeos, são semiaquáticas e carnívoras, apresentando um corpo hidrodinâmico — com pernas curtas, cauda longa e cabeça pequena — para facilitar sua locomoção na água, embora desenvolva alguns hábitos terrestres.

Normalmente, a lontra vive sozinha durante todo o ano, exceto nos períodos de reprodução, quando procura seu parceiro, e podem manter relações até a amamentação do filhote de lontra.

Alimentação

Via de regra, as lontras preferem consumir alimentos aquáticos, como os peixes e crustáceos. No entanto, podem incluir na sua dieta outros animais como vertebrados e invertebrados terrestres.

Habitat das lontras

É importante ter em mente que elas habitam locais semiabertos, como florestas e matas ciliares, lagos, rios e ambientes litorâneos, sendo necessária a presença de água limpa para o bom desenvolvimento da espécie.

No Brasil, é possível encontrá-las no Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Campos Sulinos.

Lontras: riscos de extinção

Nos últimos anos, a lontra marinha foi classificada como vulnerável, isto é, quase em extinção, em função do desmatamento e poluição das águas. Ainda, são altamente procuradas para alimentação e pelagem, diminuindo ainda mais as espécies naturais.

Curiosidades

Você sabia que existe lontra doméstica? Em alguns lugares do mundo, é possível solicitar um documento para legalizar a domesticação de animais selvagens. Assim, muitas famílias adotaram esses animais como animais de estimação, vivendo em piscinas e tanques limpos. Own! Que lontras fofas!

Ariranha e lontra

Por fim, as lontras são facilmente confundidas com as ariranhas, embora existam diferenças marcantes entre as duas espécies. De maneira geral, a ariranha vive na água doce e é característica da América do Sul, além de ter o dobro do tamanho da lontra.

Conhecer as características e hábitos das lontras é uma etapa importante do estudo de Biologia. Afinal, esse animal está em risco de extinção e pode aparecer nos vestibulares mais concorridos do Brasil, como o Enem.

Aproveite e confira as videoaulas que nós temos disponíveis sobre biologia animal para garantir um bom resultado nas provas. Você pode conferir também nosso plano de estudos para melhorar ainda mais sua rotina de estudos!

0 Shares:
Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....