Mais ou mas: como usar corretamente?

 

É muito comum encontrarmos aplicações incorretas para vários termos parecidos da língua portuguesa. Nesse caso, as pessoas tendem a se confundir entre palavras semelhantes, de sonoridade próxima, e acabam cometendo erros graves.

Sem dúvidas você já se deparou com uma situação de uso incorreto dos termos “mas” e “mais”. Quer saber como utilizá-los corretamente? Então, continue lendo o post!

Diferença de “mais” e “mas”

As duas palavras, “mas” e “mais”, estão corretas e existem na língua portuguesa. Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra.

Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento. Portanto, um termo jamais deve ser substituído pelo outro, o que muitas vezes acontece, erroneamente.

“Mais”: significado

O significado do termo “mais” é trazer a ideia de maior quantidade, aumento, excesso. Pode ser considerado aqui uma conjunção, um substantivo, um advérbio de intensidade, uma preposição e até mesmo um pronome indefinido, dependendo da sua utilização.

Exemplos do uso de “mais”

Abaixo, alguns exemplos do correto uso da palavra “mais”:

  • João é o aluno mais aplicado de toda a turma!
  • Dois mais dois são quatro.
  • Não farei mais nenhum esforço para resolver esse problema.

“Mas”: significado

Já o termo “mas” é utilizado como conjunção adversativa. Seu significado carrega uma ideia de oposição, sendo sinônimo de outras conjunções como “porém”, “todavia” ou “contudo”. Também pode ser entendido como substantivo, carregando uma ideia de defeito, ou como advérbio, dando ênfase a uma afirmação.

Exemplos do uso de “mas”

Abaixo, alguns exemplos do correto uso da palavra “mas”:

  • A equipe tentou vários tratamentos, mas mesmo assim o paciente faleceu.
  • João é bom aluno, mas sua atitude atrapalha nas suas notas finais.
  • Érica é uma pessoa calma, mas agora está fora do sério!

Entendeu agora a diferença entre “mas” e “mais”? Então não deixe conferir nossas videoaulas resolver nossos exercícios de gramática!