Está com dúvidas? É melancia ou melância? Descubra com o Stoodi!

Deu aquele branco na hora de escrever melancia? Você fica dividido entre melância ou melancia? Não se desespere. Depois deste post, você nunca mais vai errar a grafia palavra. Quer ver?

 

Como se escreve melancia?

Quando bater aquela dúvida se melancia tem acento ou não, saiba que ela está livre do acento circunflexo. Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento.

O equívoco de como se escreve melancia é que outras palavras semelhantes levam acentuação, como “memória”, por exemplo. No entanto, essa é uma palavra paroxítona que termina em ditongo (me--ria), logo, tem acento.

 

Significado de melancia

Para a botânica, melancia é uma trepadeira originária da África, com caule rasteiro e fruto de casca esverdeada e polpa avermelhada suculenta. Substantivo feminino, a palavra também pode significar uma pessoa que, durante a Revolução de 1923, dizia-se governista quando era, na verdade, pertencente ao grupo revoltoso.

 

Exemplo do uso de melancia

Para fixar a palavra e não esquecer mais sua grafia correta, vale se lembrar da seguinte frase:

“Meio dia dormem ao sol menino e melancias” (Alice Ruiz)

Ou então do título dessas obras literárias:

  • Melancia, de Marian Keyes (Bertrand Brasil, 2016);
  • Açúcar de melancia, de Richard Brautigan (José Olympio, 2016);
  • Coco verde e melancia, de José Camelo de Melo Resende (Luzeiro, 1920).

E aí, esclareceu sua dúvida sobre a grafia de melancia e aprendeu que ela não faz parte das palavras com acento circunflexo? Então, aproveite que está por aqui para estudar um pouco mais. Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos.

0 Shares:
Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....