Nesse ou neste: como usar cada um?

 

As proposições e pronomes demonstrativos possuem várias contrações na língua portuguesa, e é muito comum que gerem confusão e erros nas aplicações de cada uma, principalmente quando suas variações são mais sutis.

Você sabe quando utilizar os termos “nesse” e “neste”? Continue lendo para descobrir!

Diferença entre “nesse” e “neste”

Ambos os termos existem e estão corretos. São consideradas contrações de uma preposição (em) com pronomes demonstrativos (esse ou este). No caso, em + esse = nesse; e em + este = neste.

Ambos os pronomes ajudam a situar algo ou alguém em situações de espaço, tempo e no discurso em relação às pessoas envolvidas no próprio discurso. Assim, podem ser atribuídos a quem fala (este) ou a quem se fala (esse).

“Nesse”: significado

O pronome demonstrativo “nesse” é utilizado quando o objeto ou a pessoa a quem se refere encontra-se longe da pessoa que fala e espacialmente próximo da pessoa com quem se fala. Pode também se referir ao tempo passado em relação à pessoa que fala.

Além disso, é utilizado normalmente para se referir a algo que já foi mencionado ao longo do discurso. As flexões são de gênero e número, variando em: nesse, nessa, nesses, nessas e nisso.

Exemplos do uso de “nesse”:

  • Não pude ir ao trabalho nesse dia, estava doente.
  • Foi nessa época que me graduei.

“Neste”: significado

Já o pronome “neste” é utilizado quando o objeto ou a pessoa referidos se encontra próximo da pessoa que fala, ou então no tempo presente em relação ao interlocutor. No discurso, é usado para se referir a algo que ainda será mencionado. Suas flexões de gênero e número são: neste, nesta, nestes, nestas e nisto.

Exemplos do uso de “neste”:

  • Resolverei isto neste instante!
  • Me graduarei ainda neste ano.

Aprendeu a utilizar corretamente os pronomes “neste” e “nesse”? Então, que tal conferir nossas videoaulas de redação para aprender a aplicá-los em seus textos? Aproveite também para resolver nossos exercícios de gramática!