O que é agnóstico?

 

Você tem ideia do que seja agnosticismo? Calma, que vamos explicar! Essa palavra tem a ver com crenças em relação à existência de Deus, ao sentido da vida e do universo. Quer saber o que é uma pessoa agnóstica para ampliar seu vocabulário e se destacar na redação do Enem? Continue a leitura!

Agnóstico: significado

A Filosofia nos mostra que agnosticismo é a “doutrina que declara o absoluto ou as questões metafísicas inacessíveis ao espírito humano, por não serem passíveis de análise pela razão” (Dicionário Priberam).

O agnóstico, então, é a pessoa que adota essa linha de pensamento, ou seja, ela não crê ou deixa de crer em Deus, mas apenas não acredita que a razão humana possa provar a existência dele.

Agnóstico e ateu

Como você deve saber, o ateísmo é a falta de crença na existência de Deus. Diferentemente do agnóstico, que desconhece ou não consegue provar essa existência, o ateu a nega.

Ateus

O filósofo Nietzsche, por exemplo era um ateu assumido. Para ele, o cristianismo era uma deturpação da realidade. Também se denominavam ateus:

Agnósticos

Entre os agnósticos famosos estão:

Vertentes do agnosticismo

Não existe, a rigor, uma religião agnóstica. Trata-se de uma forma de conceber o mundo, uma postura adotada pelas pessoas que se julgam incapazes de explicar ou comprovar empiricamente certas questões propostas pela Metafísica.

Entre os que se autoproclamam agnósticos, porém, existe uma diferença. Veja!

Agnóstico teísta

O teísmo agnóstico engloba a crença em uma ou mais divindades. O agnóstico teísta aceita a existência de Deus, mas não tem como explicá-la.

Agnóstico ateísta

Já o ateísmo agnóstico é a ausência de crença em qualquer Deus. O ateu agnóstico não aceita, mas também não rejeita, a possibilidade de haver um (ou mais) deus.

Esperamos que você tenha compreendido o que é uma pessoa agnóstica e quais as suas crenças. Aproveite para mergulhar no estudo da Filosofia e da Sociologia, matérias que também são cobradas no Enem!