O que é ambiguidade?

 

Você já percebeu como as piadas, charges, tirinhas se baseiam em polissemia e ambiguidade para provocar efeitos de sentido de humor? Não sabe o que é isso? Vamos explicar o que é ambiguidade neste minipost! Acompanhe!

Ambiguidade: significado

A ambiguidade nem sempre é bem-vista no texto: depende do tipo de discurso. Em textos científicos, por exemplo, preza-se pela exatidão do significado das palavras, pela objetividade. Já em textos literários e poéticos, pode-se lançar mão de ambiguidade e polissemia. Mas qual a diferença entre esses dois conceitos?

O que é ambiguidade?

Do latim ambiguitas, atis, a palavra ambiguidade significa incerteza, obscuridade. Nos estudos linguísticos, refere-se à capacidade de uma palavra ou expressão admitir mais de um significado.

Como esse duplo sentido acarreta falta de clareza na frase, a ambiguidade é considerada um vício de linguagem.

O que é polissemia?

Já a polissemia vem do grego, poli + semos, e quer dizer “muitos significados”. Refere-se à multiplicidade de sentidos que uma palavra ou expressão pode ter. Normalmente, a dúvida se dissipa no próprio contexto.

Ambiguidade: sinônimo

O sinônimo de ambiguidade é anfibologia. Notou alguma semelhança com a palavra anfíbio? Não por acaso: o prefixo grego anf(i)- significa dualidade. Isto é, o animal que vive tanto na terra quanto na água e a palavra que pode ter dois sentidos.

Ambiguidade lexical e estrutural

Quando a ambiguidade se concentra no uso de uma palavra apenas, em função de homonímia ou de polissemia, é chamada de ambiguidade lexical.

A vaca da vizinha invadiu o terreno.

  • xingamento;
  • animal pertencente à vizinha.

Logo que chegou, ele se dirigiu ao banco.

Ambiguidade: exemplos

Minha filha saiu correndo da loja de skate. (Ela saiu de skate ou era uma loja que vendia esse objeto?)

Juca viu o acidente do metrô. (Ele presenciou o acidente que ocorreu com o metrô ou estava no metrô e de lá viu outro acidente?)

Maria, estive com Pedro e conheci sua irmã. (De quem é a irmã? De Maria ou de Pedro?)

Frases ambíguas

Vamos treinar um pouquinho e fazer alguns exercícios de ambiguidade?

Procure eliminar a duplicidade de sentido nas frases seguintes:

  • Devolvi o livro a Felipe e achei-o ótimo.
  • Pessoas que desobedecem às leis de trânsito frequentemente são multadas.

Aprender mais sobre as palavras e seus sentidos ajuda a interpretar melhor as questões do Enem. Como você sabe, muitas delas têm charges, poemas e outros gêneros textuais que fazem uso da ambiguidade.

Assista às videoaulas e faça os exercícios do Stoodi para mandar bem nas provas!