O que é átomo?

 

Atomística é o nome dado à ciência que estuda o átomo, conteúdo essencial para a prova de Química do Enem e dos vestibulares. Essa é a menor partícula de matéria de que se tinha notícia — agora temos o quark, e pode ser que se descubra uma ainda menor!

Por enquanto, vamos saber o que é o átomo, como ele é composto e mais! Fique com a gente!

O que é um átomo?

Átomo é uma unidade básica de matéria. Essa partícula se une a outras e se dissolve de acordo com forças mecânicas da natureza.

Composição de um átomo

A estrutura do átomo é composta por um núcleo, que tem carga positiva, envolto por uma nuvem de elétrons com carga negativa. Ele apresenta prótons, elétrons e nêutrons.

O que é número atômico?

O número atômico representa a quantidade de prótons que o átomo tem em seu núcleo e de elétrons presentes no nível de energia.

O que é massa atômica?

A massa corresponde à soma de prótons e nêutrons presentes no núcleo do átomo.

O que é raio atômico?

A distância presumida e calculada entre o centro do núcleo de um átomo e a sua última camada de elétrons, a mais distante, constitui o raio atômico.

O que é modelo atômico?

É a forma que os cientistas criaram para tentar explicar a estrutura do átomo, já que é impossível visualizá-lo. São vários os modelos atômicos: desde a teoria corpuscular aos modelos de Dalton, Thomson e Rutherford, culminando no átomo de Bohr.

Curiosidades sobre os átomos

Quer saber fatos curiosos sobre esse assunto?

  • o corpo humano tem 7 octilhões de átomos, entre os quais os mais abundantes são: carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e fósforo;
  • os átomos foram descobertos no início do século XIX pelo físico inglês John Dalton;
  • a massa de um próton é quase 2 mil vezes mais pesada que a de um elétron.

Viu como você tem muito para estudar em Química? Deixe que o nosso plano de estudos ajude nessa organização, assim você contempla todos os conteúdos!