O que é biodiversidade?

 

Conteúdo bastante atual, que pode ser cobrado no caderno de Ciências da Natureza, a biodiversidade engloba todas as formas de vida do planeta. Esse conceito vem ganhando força a partir do momento em que várias espécies foram extintas ou entraram em risco de extinção.

Vamos saber mais sobre a biodiversidade? Siga conosco!

O que é a biodiversidade?

Você já deve ter ouvido esta palavra: biodiversidade. O que é? Qual a sua importância para os estudos de Biologia e para a vida na Terra? Em primeiro lugar, você precisa saber que bio significa vida. Biodiversidade, então, é o “conjunto de todos os seres vivos existentes na biosfera” (Dicionário Houaiss).

O conceito se aplica, ainda, a um conjunto de seres vivos que habitam uma determinada época ou um lugar específico. Dessa forma, podemos falar em biodiversidade brasileira.

O que é a biodiversidade brasileira?

Como sabemos, o Brasil é rico em natureza, com vários biomas e espécies raras, tanto animais quanto vegetais. Arara azul, mamíferos e até cobras são ameaçados por fatores ligados à existência humana, como poluição e desmatamento, que causam impactos ambientais prejudiciais à vida.

Exemplos de biodiversidade

Podemos citar alguns exemplos de biodiversidade no Brasil:

  • Amazônia: ocupa mais de 4 milhões de quilômetros quadrados em território brasileiro e abriga cerca de 45 mil espécies de plantas e animais — muitas ainda desconhecidas;
  • Cerrado: tem mais de 10 mil espécies vegetais e ocupa uma área de mais de 2 milhões de quilômetros quadrados. 35% das abelhas e 23% dos cupins estão nesse bioma, além de mais de 2 mil espécies animais já catalogadas;
  • Mata Atlântica: um dos ecossistemas mais devastados do planeta, tem hoje pouco mais de 12% de seu território original. Ainda são encontradas espécies como tucanos e araras, animais cada vez mais vistos nas grandes cidades.

Guarde bem esse conceito, já que, pela sua relevância, pode até ser escolhido como tema da redação do Enem! Aproveite para assistir às videoaulas e melhorar a produção de seus textos. Além disso, conte com o plano de estudos para organizar melhor sua preparação para as provas!