O que é biografia?

 

Quem gosta de ler, muito provavelmente, já leu ou, pelo menos, já viu alguma biografia. Você se lembra da última biografia que leu?

Quer saber mais sobre as biografias e as diferenças entre as suas variações? Então se liga neste minipost e descubra tudo sobre as biografias!

O que é uma biografia?

Uma biografia nada mais é do que a história escrita da vida de uma pessoa. Sua etimologia deriva dos termos gregos bios, que se traduz em “vida”, e graphein, que faz referência ao ato de escrever.

Assim, uma biografia é um livro no qual são descritos fatos particulares da vida de uma pessoa, geralmente uma celebridade ou personalidade conhecida, que desperte a curiosidade do público.

Por se tratar de uma descrição factual da vida de uma pessoa, a biografia pode muito bem ser considerada como um documento histórico contendo, muitas vezes, documentos e fotos que comprovem a veracidade dos fatos.

Biografia e autobiografia: diferenças

Enquanto a biografia consiste em uma narrativa literária escrita sobre a vida de uma determinada pessoa, a autobiografia segue a mesma lógica, porém sendo escrita pelo protagonista da narrativa.

Dessa forma, uma autobiografia é escrita em primeira pessoa, encontrando-se no limiar entre história e literatura, principalmente pela possibilidade de omissão ou romantização de alguns fatos.

O que é biografia autorizada?

Uma biografia autorizada é aquela obra que está sujeita à aprovação e, muitas vezes, à censura da pessoa alvo do texto. Dessa forma, fatos que podem ser considerados embaraçosos ou prejudiciais em certos sentidos são, geralmente, omitidos.

Já a biografia não autorizada não se preocupa em obter a anuência dos protagonistas para relatar até os fatos mais íntimos da vida deles. Muitas vezes, a imagem pessoal do retratado pode ser prejudicada, sendo que ele pode sentir que sua privacidade foi violada. Algumas biografias não autorizadas são acompanhadas de um humor bastante ácido.

Gostou do post? Aproveite para separar a próxima biografia que você lerá! E não se esqueça de conferir o nosso plano de estudos, que ajuda você a organizar o seu tempo de estudos e conseguir encaixar sessões de leitura no seu dia a dia!