O que é corrupção?

 

Que atire a primeira pedra quem nunca fez ou viu alguém fazer isto:

  • comprar um produto pirata;
  • usar vale-refeição de forma indevida;
  • estacionar em local proibido, mesmo que só por “um minutinho”.

Milhares de outros exemplos poderiam ser citados. Sabe o que eles significam? Corrupção! Se você acha que ela só acontece no meio político, está na hora de aprender esse conceito e entender por que ele está enraizado na cultura brasileira.

O que é a corrupção?

Corrupção tem a ver com deterioração, adulteração, ou seja, com a piora das características originais de algo (ou de alguém). No sentido político, significa subornar uma ou mais pessoas para obter favores para si ou para outrem.

Quem é corrupto é porque se deixou corromper ou foi corrompido, é quem age desonestamente em benefício próprio ou de pessoas ligadas a ele. Logo, como você já pode imaginar, a corrupção deixa um rastro de injustiça, seja em que nível for, pois se alguém se beneficia — injustamente —, outros terão que pagar por isso, concorda?

Tipos de corrupção

O que é corrupção ativa?

O Artigo nº 333 do Código Penal prevê que o “simples” ato de oferecer ou prometer vantagem a um funcionário público para conseguir que ele pratique algo já é considerado corrupção ativa.

O que é corrupção passiva?

Configura-se corrupção passiva quando é o próprio funcionário público que solicita, direta ou indiretamente, vantagem indevida ou, ainda, quando ele aceita o que lhe foi oferecido por alguém.

Corrupção no Brasil

O contexto político brasileiro é o paraíso da corrupção. Ela é causa de uma série de problemas como a desigualdade social, a sensação generalizada de impunidade e a burocratização crescente das instituições.

Além disso, temos todos os efeitos diretos da corrupção: saúde sucateada, educação precária, sistema de segurança pública falho, aumento da violência etc.

O que é possível fazer para combater a corrupção?

O país tem tentado combater a corrupção, e a crise política deflagrada há alguns anos é fruto disso. Porém, sem investimento sério na educação, não basta combater a corrupção.

É preciso evitá-la e isso será feito com a conscientização das novas gerações, além de fortalecer os poderes, fomentar o senso de responsabilidade e de justiça social.

Voltando às ações que citamos no início deste minipost, saiba que podem parecer simples, mas são a base da sociedade. Que tal, agora, você pensar um pouco a respeito e, sem cometer erros, escrever uma redação sobre este tema: Corrupção no Brasil?