O que é jargão?

O que é jargão? Entenda o significado, veja exemplos, sinônimos e mais. Descubra com o Stoodi!

O que é jargão?

É preciso brilho nos olhos para conquistar aquela vaga de emprego.

Se você compreendeu o significado da frase acima, já sabe o que é um jargão. Nesse caso, um jargão popular, de fácil compreensão.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa expressão tão utilizada.

Jargão: significado

Jargão é uma frase, expressão ou palavra que define algo específico de um grupo profissional, social ou cultural. São os bordões ou mesmo elementos técnicos utilizados no ambiente corporativo.

Em geral, algumas áreas, como o Direito e a Tecnologia da Informação (TI), utilizam mais jargões do que outras, dificultando o entendimento dos conceitos por parte da maioria das pessoas.

Jargão: sinônimos

Normalmente, o jargão é utilizado em um contexto específico e só as pessoas que fazem parte dele entendem. Trata-se de uma espécie de código, compreendido por determinados grupos. Existem alguns sinônimos para jargão, confira:

  • dialeto;
  • gíria;
  • linguajar.

Exemplos de jargão

Existem diversos exemplos de jargão. Veja se conhece alguns dos jargões listados a seguir:

  • peticionar — termo utilizado por advogados para dizer que vão entrar com uma ação;
  • chorar pitangas — expressão utilizada para mostrar sofrimento, remetendo à cor vermelha dos frutos (lágrimas de sangue);
  • a expressão brilho nos olhos, que abre esse artigo — significa que a pessoa tem motivação;
  • startar — no universo corporativo, costuma se referir ao início de uma nova atividade ou negócio;
  • os olhos da cara — indica algo que tem preço elevado;

Jargão popular

Como você notou, existem jargões específicos em várias áreas. Médicos utilizam tais expressões para explicar problemas ou tratamentos, contadores têm seu linguajar próprio, assim como os adolescentes se comunicam de forma peculiar.

Os jargões populares já alcançaram o senso comum e são compreendidos pela maioria das pessoas. Pagar o pato ou colocar panos quentes em uma situação complexa são exemplos disso.

Agora que você já entendeu os jargões populares é hora de queimar as pestanas e estudar outras figuras de linguagem que podem ser abordadas nas provas. Confira também nossas aulas de literatura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *