O que é metodologia?

 

Já ouviu falar que é preciso ter método para resolver melhor algum problema ou para obter sucesso em uma determinada situação? Para estudar para o vestibular, por exemplo, você precisa se organizar, adotar métodos eficientes que vão levá-lo a um resultado positivo, não é mesmo?

É aí que entra a metodologia, organizando o passo a passo para que os melhores resultados sejam obtidos. Continue a leitura e aprenda como essa ciência é importante na universidade!

O que é uma metodologia?

Achou estranho? Mas é isso mesmo: a metodologia é uma “ciência que estuda os métodos aos quais ela mesma recorre” (Dicionário Houaiss). De acordo com a lógica, ela estabelece métodos específicos de investigação, pesquisa e estudo.

Metodologia, portanto, pode ser definida como uma sistematização para alcançar um resultado. E como isso interfere nos seus estudos no curso superior?

O que é metodologia científica?

Você pode até não saber, mas já tem a sua própria metodologia de estudos, seu sistema pessoal. Na universidade, porém, você terá contato com a chamada metodologia científica: as regras básicas para desenvolver um trabalho científico (monografia, dissertação ou tese).

Quem determina essas regras é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Elas orientam as formas de pesquisar e apresentar o trabalho, em detalhes: partes do texto, capa, errata, sumário, paragrafação, citações, referências bibliográficas e muito mais.

O que é metodologia de pesquisa?

Já dá para imaginar o que é metodologia da pesquisa, não dá? Imagine que, para descobrir a cura de uma doença, o pesquisador precisa seguir alguns passos, fazer testes, conferir resultados… Tudo isso é fruto de muita disciplina.

O que é metodologia de ensino?

métodos de estudo diferentes que agradam a uns alunos e a outros, não. No ensino também existem metodologias diversificadas. É possível que o professor opte por adotar a linha construtivista, a Wardolf ou a freiriana, de acordo com a instituição, a turma e seus objetivos.

Metodologia e TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se encaixa em um trabalho acadêmico. Pode ser uma monografia, um estudo de caso, uma produção audiovisual etc. Em qualquer situação, as regras acadêmicas devem ser seguidas.

Não se preocupe! Quando ingressar na faculdade, você terá uma matéria só para ensinar a metodologia científica! Até lá, continue estudando: conte com o plano de estudos e o banco de exercícios do Stoodi!