O que é monarquia?

 

Na hora de estudar História para o Enem, você precisa conhecer as formas de governo, não é? Temos a monarquia e a república como as mais conhecidas, e é sobre a primeira que falaremos neste minipost.

Leia e aprenda mais sobre essa forma de governo que existiu no Brasil até 1880!

O que é a monarquia?

Essa é uma forma de governo em que o chefe de Estado tem o título de rei ou de rainha, a exemplo do que acontece na Inglaterra. A Rainha Elizabeth — retratada na série The Crown — é a governante, mas, na prática, é o Primeiro-Ministro que toma as decisões.

Após a Independência do Brasil de Portugal, em 1822, instalou-se o regime imperialista, que teve fim com a Proclamação da República pelas mãos de Dom Pedro II.

Tipos de monarquia

Veja quais são os tipos de monarquia mais comuns e exemplos de onde existem atualmente.

O que é monarquia constitucional

Também chamada de parlamentarista, é a forma monárquica que reconhece o chefe de Estado (rei eleito ou de direito hereditário), mas também tem uma constituição. Nesse modelo, o rei não tem partido, mas quem exerce o cargo de Primeiro-Ministro é representante de um partido e é eleito pelo povo.

Um exemplo de respeito na política mundial foi Winston Churchill, primeiro-ministro britânico. Outras monarquias constitucionais da atualidade:

  • Bélgica: Rei Filipe Leopoldo Luís Maria;
  • Japão: Imperador Sua Majestade Akihito;
  • Suécia: Rei Carlos XVI Gustavo.

O que é monarquia absolutista

Para entender o que é absolutismo monárquico, basta relembrar o exemplo dos senhores feudais: a eles todo o poder era dado. Assim são os reis absolutistas, que comandam a nação sem nenhum suporte de outros poderes.

Países árabes mantêm, ainda hoje, monarcas absolutistas no poder:

  • Arábia Saudita: Rei Salman al Saud;
  • Catar: Emir Tamim bin Hamad al-Thani.

Quer saber mais sobre monarquia e outras formas de governo? Continue estudando com nosso plano de estudos e faça exercícios para testar seu conhecimento!