O que é município?

 

Um município corresponde a uma divisão do Estado que tem autonomia administrativa. No Brasil, ele é composto pela Prefeitura e pela Câmara Municipal. Continue a leitura e saiba mais sobre esse tema, base para conteúdos de História, Geografia e Sociologia!

O que é um município?

Como falamos acima, o município é um território que pode se autoadministrar, sob a égide do Estado.

O poder Executivo municipal é representado pelo prefeito, pelo vice-prefeito e pelos secretários municipais. Eles são responsáveis por cuidar dos seus cidadãos, em relação à saúde, educação, urbanização, transporte, coleta seletiva de lixo e reciclagem, segurança pública e mais.

O Legislativo fica a cargo dos vereadores, também eleitos pelo povo.

Outros órgãos municipais, como o Conselho Tutelar, responsável por assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Qual a diferença entre município e cidade?

O município pode ter várias cidades ou distritos. Ele corresponde ao território e nele estão a cidade principal, que é a sede do município, e os outros distritos e a área rural, que não têm autonomia.

Se o município satélite apresenta um problema urbano, é responsabilidade da sede resolver.

O que é município de lotação?

Esse é um termo muito utilizado em concursos públicos. O município em que o candidato está lotado é onde ele trabalhará, caso seja aprovado.

Exemplos

Agora que você aprendeu o que é município, veja exemplos:

  • Altamira (PA) é o maior município brasileiro, embora São Paulo seja a maior cidade.
  • Serra da Saudade, em Minas Gerais, é o município menos populoso do Brasil.

Uma aposta para os temas de Redação do Enem é a organização das cidades e municípios (urbanismo), sabia? E para falar com propriedade sobre esse assunto, incluindo os problemas das cidades, é preciso focar em Geografia e Sociologia. Conheça o plano de estudos Stoodi a não perca nenhum conteúdo!