Já pensou em se tornar um Doctor of Philosophy ou, na tradução para o português, Doutor em Filosofia? Essa é a definição de PhD, um dos mais altos títulos recebidos por um estudioso.

Continue a leitura e descubra o que fazer para atingir esse grau de conhecimento!

PhD: significado

O título PhD é conferido por um estabelecimento de ensino superior aos alunos de doutorado. A denominação (doutor em filosofia) não quer dizer, necessariamente, que o titular é um filósofo. No caso, a Philosophy assume seu significado original, que em grego é : “amor pelo conhecimento”.

Assim, o título de PhD indica que o profissional tem domínio sobre um assunto. O termo PhD é mais utilizado nas universidades anglo-saxônicas. No Brasil, usualmente, o equivalente é o doutorado.

Disciplinas de PhD

Além de ter um bom currículo e um histórico de publicações em veículos científicos, é importante que o candidato tenha domínio em pesquisas acadêmicas e seja capaz de solucionar problemas em sua área de estudos.

Estudantes de diversas áreas podem obter a graduação como PhD, embora as profissões mais contempladas, atualmente, sejam:

  • filosofia;
  • medicina;
  • teologia;
  • direito;
  • artes.

PhD e Mestrado

O Mestrado é uma graduação anterior ao PhD, que equivale ao doutorado. Assim, para obter o PhD, é necessário concluir o Mestrado. Além disso, existem outros tipos de pós-graduação, como stricto sensu e lato sensu.

Embora seja considerada a última graduação profissional, ou último passo da sequência acadêmica, já existem cursos de pós-doutorado em algumas áreas de conhecimento.

Os cursos de PhD têm duração entre quatro e oito anos, de acordo com o campo de estudo, comprometimento e desenvolvimento de pesquisa acadêmica.

Você se interessou pelo assunto e quer saber como atingir esse grau de especialização? Comece aprimorando seu desempenho e mantendo-se bem informado para conquistar as melhores vagas no ensino superior!

Banner Stoodi Med
Banner_Redação
Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....