O que é política?

Política: entenda o seu significado, os diferentes tipos e o que é ser de direita e esquerda. Descubra com o Stoodi!

O que é política?

Não é possível ficar alheio ao que se passa na política do Brasil e do mundo! Fique atento às notícias e ao momento histórico que estamos vivenciando — ainda mais quem está se preparando para a prova do Enem, que cobra muito de Atualidades.

Mas você sabe o que é política? Siga conosco: vamos explicar agora!

Política: o que é?

Em sentido amplo, política é a arte de governar: organizar, dirigir e administrar nações ou Estados, em relação a assuntos internos e externos. A palavra vem do grego pólis, que significa cidade. É nesse modelo de organização que têm origem os Estados atuais.

O que é política pública?

Sabe o que é políticas públicas? São projetos e ações que o Estado desenvolve para assegurar os direitos das pessoas, com ou sem ajuda de empresas privadas. Temos políticas públicas na área de educação, transporte, saúde etc.

O que é Ciência Política?

A Ciência Política tem objetivo de sistematizar o estudo de relações e organizações políticas e busca compreender como a população se estrutura em formas de governo, visando ao bem comum, à justiça e à segurança.

No Brasil, existem cursos de Ciências Políticas que formam profissionais para atuar, como analistas ou consultores, em partidos, instâncias governamentais, empresas e sindicatos.

O que é política social?

As políticas sociais prezam pelo bem-estar social e agem na prevenção de desigualdades e qualquer forma de preconceito que afete a harmonia social.

Programas como Prouni e Fies são exemplos de políticas sociais, pois procuram diminuir a diferença no nível de escolaridade dos ingressantes no ensino superior.

O que é partido político?

Você consegue definir, pelo que vimos até aqui, o que é um partido político? É a tentativa de orientar, guiar ou influenciar o modo de governo de um país. Um partido é definido por uma forma de pensamento, que pode ser de tendência conservadora ou liberal.

O que é direita e esquerda na política?

Essa denominação tem a ver com posicionamentos políticos: a esquerda engloba democráticos, liberais, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto na direita estão conservadores, reacionários, monarquistas e nazistas (extrema direita).

Política é um tema interessante e faz parte da vida de todo cidadão. Por isso, aproveite que você está estudando para o vestibular e se conscientize sobre o seu papel na vida social. Quer aprender mais? Temos videoaulas e exercícios de História para turbinar seus estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *