O que é reforma agrária?

 

Você já ouviu falar em reforma agrária, MST e políticas públicas, não é mesmo? Esses são temas importantes para o desenvolvimento do país, para o aumento da produtividade e para a melhoria das condições de vida de toda a população.

Quer saber mais? Continue a leitura deste minipost!

O que é a reforma agrária?

A reforma agrária compreende um conjunto de medidas a serem tomadas pelo governo em busca de maior democratização do espaço agrário. Com alguns proprietários de terras concentrando a maior parte do território — enquanto milhões de trabalhadores sem-terra não têm onde plantar —, a saída é buscar minimizar essa diferença.

O problema é que quem detém a posse da terra não quer abrir mão dela sem receber em troca. Por outro lado, os trabalhadores do campo se organizam para ocupar terras não produtivas, enquanto a questão não é resolvida.

É claro que isso causa conflitos que, não raro, terminam em morte.

O que é a reforma agrária no Brasil?

No país, a política de reforma agrária foi suspensa pelo presidente eleito após 3 dias de governo. Devido à repercussão negativa desse anúncio, a medida foi suspensa, mas entra em pauta novamente justificada pela política de redução no orçamento da União.

Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária: o que é?

O massacre de Eldorado dos Carajás, em 17 de abril de 1996, deixou 19 sem-terra mortos pela ação da Polícia Militar do Pará. A data, então, marca a luta em defesa da reforma agrária.

MST: o que é?

Entre os movimentos sociais de maior longevidade está o MST: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra. Ele surgiu na década de 80, no Paraná, com posseiros, migrantes e pessoas que perderam terras em função de barragens.

A organização é fundada em princípios marxistas e na Teologia da Libertação, em contraposição ao ideal neoliberalista, e defende a distribuição igualitária de terras e maior igualdade social.

Saiba como as provas de História e de Sociologia do Enem trata da questão da reforma agrária e se prepare com as videoaulas e o plano de estudos que temos para você!