O que é religião?

 

Se você está se preparando para as provas do Enem, fique de olho neste tema, que já esteve até na proposta de redação do Exame em 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Sabe o que é a religião? É ter crença na existência de um ser superior ou manifestar essa fé por meio de doutrinas ou rituais. Leia mais sobre o assunto e conheça algumas!

O que é religião e religiosidade?

Independentemente do tipo de devoção, toda crença é considerada religião desde que ultrapasse a dimensão humana, ligando-a a uma forma superior.

Mario Sergio Cortella, filósofo brasileiro, diferencia religiosidade e religião dizendo que a primeira é o “sentimento da espiritualidade”, enquanto a segunda é a reunião de pessoas que têm esse mesmo sentimento, praticando-o em conjunto.

Todas as sociedades têm religiosidade, mas algumas não desenvolvem uma religião estruturada em torno de construções e livros. Na História, inclusive, há registro de períodos em que Igreja e Estado detinham o poder, ao contrário do que a maioria dos países adota hoje: o estado laico, desmembrado da religião.

O que é religião espírita?

Acredita-se que a moral humana é aperfeiçoada por meio de espíritos evoluídos desencarnados, que se comunicam com os encarnados pela mediunidade.

Allan Kardec foi o responsável por decodificar e difundir essa doutrina, que tem hoje, no Brasil, quase 4 milhões de seguidores.

O que é religião monoteísta?

É aquela que prega a existência de apenas um deus. São exemplos:

O que é religião politeísta?

As religiões politeístas asseguram a crença em mais de uma entidade divina. As culturas indígenas e a mitologia greco-romana são exemplos.

O que é religião budista?

É uma religião não teísta: não tem um deus. Os budistas defendem os ensinamentos de Buda e praticam meditação e ioga para alcançar a libertação.

O que é religião evangélica?

É provável que você saiba o que é religião católica, pois vivemos em um país com mais de 130 milhões de seguidores. Mas e a igreja evangélica? Ela também é cristã: surgiu no século XVII, com Lutero e sua Reforma Protestante, rompendo com preceitos do Catolicismo.

Continue estudando religião e temas afins, tão importantes para a prova de Sociologia! Quer se preparar melhor? Temos um plano de estudos perfeito para você se organizar e não deixar nenhum conteúdo de fora!