O que é sazonalidade?

 

A sazonalidade indica determinadas coisas que só ocorrem em datas específicas. Existem diversos tipos de sazonalidade como por exemplo no comércio para aumentar as vendas e também para se referir aos períodos agrícolas. Vamos entender o uso desse termo e como ele pode ser abordado no Enem e nos vestibulares?

Significado de sazonalidade

Sazonal é algo que acontece em períodos específicos. No comércio, a sazonalidade aproveita datas comemorativas para impulsionar determinados produtos. Mas sazonalidade pode também se referir às flutuações do mercado, temporadas agrícolas ou épocas de maior incidência de doenças.

Tipos de sazonalidade

A sazonalidade estabelece comportamentos ou padrões que se repetem de tempos em tempos, em intervalos específicos. Veja!

Sazonalidade dos alimentos

O conceito de sazonalidade é muito forte na agricultura, pois o clima determina as melhores épocas para plantio e colheita. Isso explica a razão de certos alimentos serem mais disponíveis, com melhor preço e qualidade, em determinadas épocas.

Além da produção agrícola, existem outros alimentos sujeitos à sazonalidade, como panetones, comercializados no período natalino, e ovos de chocolate, na Páscoa.

Sazonalidade na empresa

A sazonalidade também afeta os negócios, independentemente do setor de atuação. Certamente o varejo tem resultados melhores em datas comemorativas, mas a sazonalidade interfere em outros elementos importantes da gestão.

As empresas precisam se preparar para as épocas de sazonalidade. Isso significa melhorar a logística e recursos humanos em momentos de maior demanda e se organizar em épocas de menor receita.

Datas sazonais

Apesar de a sazonalidade ser diferente dependendo de área de atuação, algumas épocas são determinantes para todos os perfis de negócio. Confira:

  • férias escolares e feriados contribuem para o incremento de negócios de turismo;
  • datas festivas, como Natal, Dia das Mães, entre outras, contribuem para o incremento das vendas de presentes e aumento do consumo em restaurantes;
  • a sazonalidade na agricultura pode promover o consumo de produtos cuja oferta fica mais abundante (e, portanto, mais econômica) em alguns períodos e determinar movimentos migratórios.

 

Percebeu a importância de identificar a sazonalidade? Fique por dentro de mais informações sobre o assunto cadastre-se no Stoodi e saiba como o tema pode ser abordado em diversas provas!