O que é sororidade?

 

Sabe aquela relação afetiva e carinhosa que existe entre irmãs? Ela é chamada de sororidade. Não confunda sororidade com feminismo, embora possa haver uma raiz comum entre os dois conceitos. Quer saber o significado de sororidade e por que ela é tão importante? Continue a leitura!

O que significa sororidade?

Sóror, do latim soror, óris, significa irmã, parente de sangue ou prima (Dicionário Houaiss). Por extensão, a relação afetiva entre essas figuras femininas deu origem à palavra sororidade (sororitas), cujo significado, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é:

  • relação de união, de afeição ou de amizade entre mulheres, semelhante à que idealmente haveria entre irmãs;
  • união de mulheres com o mesmo fim, geralmente de cariz feminista.

Vale lembrar que há uma influência grande da palavra inglesa sorority e ela se opõe ao conceito de fraternidade, ou seja, a união entre irmãos.

Sororidade seletiva

A união entre as mulheres e a força que elas têm hoje são fruto de muita luta. Historicamente, elas foram vistas como o sexo frágil. O próprio Dia Internacional da Mulher é um exemplo de como as mulheres se fortaleceram em busca de igualdade e justiça. Por isso, a sororidade é importante sim, pois registra um estágio posterior, quase que de cumplicidade entre todas as irmãs do mundo.

O problema é que existe uma sororidade seletiva: unir-se a mulheres que têm os mesmos desejos e interesses que os seus, desconsiderando etnia, opção sexual ou qualquer outra diferença. É o caso, por exemplo, das Trans Exclusionary Radical Feminist (TERFs), um grupo de feministas radicais que não aceitam a mulher transgênero.

Sororidade: frases

A valorização das mulheres em diversos campos, como na política, no mundo empresarial, na literatura, entre outros, se faz presente sem esmorecer. Por isso há tantas frases e mensagens de sororidade e empoderamento feminino sendo espalhadas pela internet. Vejamos algumas delas:

Eu levantei a minha voz — não para que pudesse gritar, mas para que aquelas sem voz pudessem ser ouvidas. Nós não podemos ser bem-sucedidos quando metade de nós é contida. (Malala Yousafzai)

Não existe limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar. (Michelle Obama)

O que as mulheres ainda precisam aprender é que ninguém te dá poder. Você simplesmente o pega. (Roseanne Barr)

O papel da mulher na sociedade é uma discussão que não pode ter fim. Por isso, continue estudando! Assista às nossas videoaulas de Sociologia e entenda mais sobre a importância da sororidade, um tema que pode ser cobrado na redação do Enem!