O que é sublimação?

 

Você já ouviu falar em sublimação? Essa palavra, dependendo do contexto, tem significados bastante distintos, podendo indicar desde a passagem de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, até o método de transferência de imagens para tecidos.

Quer entender melhor o significado de sublimação e como ele pode ser aplicado no vestibular e outras provas? Então continue a leitura de nosso minipost!

Sublimação: significado

Sublimação é o processo que define a passagem do estado sólido para o gasoso, sem que a substância em questão passe pelo estado líquido. Esse processo é utilizado, normalmente, para purificar sólidos sem o uso de solventes.

A naftalina, o iodo e o gelo seco são substâncias que, quando submetidas a temperaturas elevadas, passam do estado sólido para o gasoso.

Tipos de sublimação

O termo sublimação envolve alguns conceitos distintos. Além da sublimação química de alguns elementos, existe também o sentido figurado, que significa exaltação ou purificação.

Sublimação em tecido

A sublimação química pode ser utilizada na indústria têxtil, por meio de um processo que permite estampar diversos tecidos. Para isso, é necessário utilizar um papel sublimático contendo tinta. A transferência para o tecido é feita por meio de aplicação de calor e pressão, que provocam a sublimação da tinta.

Sublimação em psicologia

Na psicologia, sublimação denomina um mecanismo de defesa individual. Um exemplo comum é o de um atleta de boxe que canaliza suas energias para o esporte, evitando o desenvolvimento da agressividade.

Nas artes, da mesma maneira, é possível direcionar energias negativas e insatisfações, que resultam em obras de grande valor e sensibilidade.

Como você viu, o conceito de sublimação pode surgir tanto em suas provas de física quanto em outras áreas do conhecimento. Por isso, continue a visita em nossa página para aprofundar as informações e testar os conceitos já absorvidos e aproveite para conhecer nosso plano de estudos!