Entenda as regras do Novo Acordo Ortográfico!

Todos os direitos reservados.

Algumas palavras da língua portuguesa sofreram alterações após o Novo Acordo, em vigência desde 2016. E, em muitos casos, essas alterações resolveram muitas confusões.

Esse é o caso de pelo ou pêlo na nova ortografia. Quer saber qual é a forma correta?

Pelo tem acento?

Para se diferenciar o substantivo “pelo” (aquele, de animal, de ser humano, enfim!) da contração “pelo” (“per + o”), havia acento no primeiro. Porém, com a reforma ortográfica, esse acento diferencial foi extinto junto com a palavra “pêlo“. Agora, ambas são escritas sem acento.

Outras palavras também recebiam o acento para diferenciar palavras homógrafas, porém, ele deixou de existir após o acordo. Alguns exemplos são: “polo”, “pela” e “para”. Acompanhe os exemplos!

Minha filha tem alergia a pelos de gatos. (substantivo)

Minha filha passa pelo centro todo dia. (contração)

Significado de pelo

Pelo amor de Deus! Pelo é o nome dos filamentos longos que temos em algumas regiões do corpo e a maioria dos mamíferos tem na pele. Em alguns casos, toma-se a palavra emprestada para se referir a cerdas: vassoura de pelo, por exemplo.

Exemplos do uso de pelo

Pelo longo, pelo curto, pelo grosso, pelo fino. Às vezes, a gente nem repara, mas os pelos, embora pequeninos, estão presentes! Sobrancelha, cílio, penugem, bigode, cachorro, coelho, pelúcia (sim, é feita de pelos — sintéticos, é claro!), o pelo está presente.

Até quando a pessoa está despida, fala-se que está “nua em pelo”!

Tive que tosar todo o pelo do Rex porque ele sentia calor.

Agora que você já sabe acentuar corretamente e não tem mais dúvidas sobre esse assunto, acesse a videoaula sobre processos de formação de palavras do Stoodi e saiba tudo sobre as classes gramaticais para ficar fera em gramática. Cadastre-se grátis:

Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....