Pera ou pêra: Tem acento?

Acento diferencial: saiba se pera ainda tem acento e quais palavras sofreram alteração depois do Novo Acordo Ortográfico.

Pera ou pêra: Tem acento?

Entenda com o Stoodi o Novo Acordo Ortográfico!

Todos os direitos reservados.

Depois que o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor, ficou mais fácil acertar a grafia de muitas palavras. É o caso de pêra ou pera. Esse é um tipo de acento chamado diferencial, ou seja, ele serve para mostrar que palavras que se escrevem da mesma maneira (homógrafas) têm significados distintos.

Como se escreve pera?

Por ser paroxítona — ou seja, ter a penúltima sílaba tônica — terminada em A, essa palavra não deveria ser acentuada, como tantas outras. Ex.: “casa”, “mala”. Para saber se a palavra é paroxítona mesmo, compare com a forma de pronunciar “sofá”, que é oxítona terminada em A e, por isso, tem acento.

Porém, antes da reforma ortográfica, “pêra” levava acento para se diferenciar da combinação “pera” (per + a), que caiu em desuso na língua portuguesa falada no Brasil.

Outras palavras também recebiam esse acento diferencial e, agora, ele deixou de existir após o acordo. Alguns exemplos são: “pára” (verbo) se diferenciava de “para” (preposição), e “pêlo” (substantivo) se opunha a “pelo” (preposição + artigo). Hoje, todas elas são escritas sem acento. Veja!

Pelo de gato me faz espirrar. (substantivo)

Vou pelo mesmo caminho que você. (preposição + artigo)

Significado de pera

A árvore que produz a pera é a pereira, muito comum nas regiões de clima temperado. Esse fruto tem uma polpa bem suculenta, branca e adocicada.

Exemplos do uso de pera

Doce ou não, a pera tem seu lugar na mesa dos brasileiros. Pera ao vinho, como fruta seca ou em outras sobremesas, todo mundo gosta!

Ex.: Como a pera é rica em nutrientes e tem baixo valor calórico, é ótima para quem está fazendo dieta.

Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça os planos de estudos do site para melhorar seu desempenho no Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *