Plural de segunda-feira: como se escreve?

 

Colocar no plural palavras compostas que levam hífen, não raro, é motivo de dor de cabeça para muitos vestibulandos. Para falar um pouco sobre esse assunto, trouxemos neste post o exemplo do plural de segunda-feira. Vamos entender um pouco mais sobre essa regra e descobrir como é a escrita dos dias da semana?

Segundas-feiras ou segundas-feira?

A formação do plural de palavras compostas por mais de um radical obedece a uma série de regras que resultam em variações. São elas:

  • os dois elementos que formam a palavra são flexionados;
  • apenas o primeiro elemento que forma a palavra é flexionado;
  • apenas o segundo elemento que forma a palavra é flexionado;
  • nenhum dos elementos sofre flexão, mantendo-se, portanto, invariáveis.

No caso da palavra “segunda-feira”, observa-se que esse vocábulo resulta da justaposição de um numeral ordinal mais um substantivo. Ambos são pertencentes a classes de palavras flexionáveis e variáveis.

Levando isso em consideração, quando um substantivo composto é formado por palavras flexionáveis e variáveis (substantivos, adjetivos, numerais, pronomes), a regra para a formação do respectivo plural diz que todas as palavras serão flexionadas.

Dessa forma, segunda-feira no plural é segundas-feiras.

Exemplos do uso de segundas-feiras

  • Todas as segundas-feiras entramos no colégio às 7h10.
  • “Eu odeio segundas-feiras” é a frase preferida do gato Garfield.
  • Em geral, segundas-feiras são interessantes. É raro que uma segunda-feira seja igual à outra.

Agora que você entendeu como se escreve segunda-feira no plural, não fique parado. Junte-se a nós para arrebentar no vestibular! Faça seu cadastro gratuito no Stoodi e conheça nossos planos de estudo!