Potenciação: como calcular?

 

A potenciação é um assunto muito cobrado nos vestibulares. Afinal, ela faz parte de equações, inequações e sistemas matemáticos. Pensando em ajudá-lo a mandar bem nos exames, desenvolvemos este artigo com as principais informações sobre potenciação. Boa leitura!

Como calcular potência?

A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.

Potência com expoente negativo

Embora o cálculo anterior sirva como base para todos os tipos de potenciação, é preciso estar atento a um em específico: a potência com expoente negativo. Quando um sistema aparece com essas características, é preciso inverter a base e modificar o sinal do expoente para positivo.

Por exemplo, se temos (2)-⁴, precisamos transformá-lo em (½)⁴, que resulta em 1/16.

Propriedades da potência

As potências apresentam muitas propriedades, sendo que três delas são essenciais para garantir bons resultados no vestibular. Confira:

  • quando o expoente é igual a zero, o resultado sempre será um;
  • quando o expoente é um, o resultado sempre será a própria base;
  • quando o expoente é um número ímpar, o resultado sempre será negativo.

Multiplicação e divisão de potências

Além das propriedades, é importante ficar atento às operações com potências. No caso da multiplicação de bases iguais, é só mantê-las e somar os expoentes, como: 5².5³= 5²+³= 5⁵.

Já a divisão com bases iguais, é necessário mantê-las e subtrai os expoentes, como: 53/5³-² = 5³-² = 5¹.

Exercícios de potenciação

A prática de exercícios é fundamental para fixar o conteúdo. Por sorte, existem diversos exercícios de potenciação, nos mais variados níveis, para se familiarizar o tema. A seguir, você pode conferir um deles para, depois, se aprofundar com as nossas atividades.

Qual é o valor da expressão 20x³ + 2x2y⁵, para x = – 4 e y = 2?

Aprimorar os seus conhecimentos sobre potenciação e suas operações é um passo importante para garantir a tão sonhada vaga na graduação. Que tal fixar todo o conteúdo com os nossos exercícios? Conheça também nosso plano de estudos. Cadastre-se grátis: