Para mim ou para eu: qual é o certo?

 

A utilização de pronomes pessoais gera muita dúvida na cabeça da maioria das pessoas. Afinal de contas, o certo é usar “para mim” ou “para eu”? Para não passar vergonha, é sempre bom saber quando usar cada um.

Quer descobrir o jeito certo? Então continue lendo este post!

Diferença entre para mim e para eu

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Para mim: quando usar?

Pronomes pessoais oblíquos tônicos como “mim” sempre devem ser precedidos de uma proposição. São utilizados na frase quando substituem um substantivo com função de objeto indireto.

Para eu: quando usar?

pronomes pessoais retos sempre devem ser utilizados quando o substantivo da frase é substituído por “para eu” e tem função de sujeito. Dessa forma, a expressão assume essa função de sujeito, sendo então seguida de uma ação, com um verbo conjugado no infinitivo.

Exemplos do uso de para mim

Abaixo, alguns exemplos do uso da expressão “para mim”:

  • Você comprou esse pastel para mim?
  • Essa roupa é para mim e não para você.
  • Você pode fazer um favor para mim?

Exemplos do uso de para eu

Agora, abaixo exemplos do uso da expressão “para eu”:

  • Você pode conferir esse texto e ver se tem algum erro para eu corrigir?
  • Para eu poder fazer isso, preciso de ajuda.
  • Por favor, faça silêncio para eu atender o telefone.

Curtiu nossas dicas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português. Cadastre-se grátis: