Pra ou para: quando usar?

 

Certas palavras na Língua Portuguesa tendem a causar alguma confusão, principalmente entre a forma de escrever e aquela que recorrentemente é utilizada no falar. Algumas delas são tão faladas que muita gente acaba por não fazer a menor ideia da diferença entre elas.

Isso acontece com as palavras pra e para. Elas têm o mesmo significado, mas você sabe quando devem ser utilizadas? Então descubra agora lendo este post!

Pra

A palavra pra consta em dicionários e até mesmo no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras (VOLP), como uma escrita reduzida de para. É aceitável que seja utilizada no português falado ou até mesmo como um recurso poético em textos artísticos, como poesias, músicas, publicidade, textos pessoais, entre outros.

Obviamente, é possível que pra seja utilizada em textos nos quais o autor pretende reproduzir falas de maneira fidedigna.

Exemplos do uso de pra

  • Estou indo pra Brasília, neste país lugar melhor não há” (Legião Urbana).
  • Este celular é pra mim?
  • Pra que você precisa disso?

Para

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal. Pode ser utilizada com vários significados indicando, entre outros, direção, oposição, finalidade, propriedade, utilidade, etc.

Com origem no latim per ad, por meio da preposição “pera”, que caiu em desuso. Em caso de dúvida, é recomendável optar pela preposição para, de modo que estará sempre correta, pois é obrigatória em textos formais.

Apesar disso, essa palavra dificilmente é pronunciada de maneira correta. Geralmente, apenas em discursos tensos e formais, com o falante atento ao que diz, de modo a tentar evitar qualquer tipo de erro.

Exemplos do uso de para

  • Estou indo para a Europa;
  • Este celular é para mim?;
  • Para que você precisa disso?

Gostou do nosso post? Então continue acompanhando nossas dicas Blog do Stoodi! Aproveite também para acessar nossas videoaulas e exercícios incríveis para treinar seus conhecimentos no português!