Regras de acentuação não são fáceis, nós sabemos! Mas algumas palavrinhas não têm jeito: causam dúvidas na hora de escrever! Por isso, este post vem mostrar para você a forma de correta de escrever esta palavra: referência ou referencia? Tem acento?

Referência: nova ortografia

O Novo Acordo Ortográfico da Língua portuguesa provocou mudanças na acentuação gráfica de algumas palavras. A nova ortografia eliminou o trema (aqueles dois pontinhos em cima do ü), incluiu letras no alfabeto (k, y e w) e mexeu na acentuação das palavras.

O vocábulo referência já tinha acento desde antes da mudança, porque é uma palavra paroxítona — a sílaba tônica é a penúltima — terminada em ditongo (encontro de vogais na mesma sílaba). No caso, -ia: re-fe-rên-cia.

O mesmo ocorre nestes exemplos:

  • bênção;
  • fáceis;
  • memória;
  • comentário;
  • névoa.

Significado de referência

Referência é um substantivo feminino cujo significado, segundo o Dicionário Priberam, é:

  1. Ação de referir.
  2. A coisa referida.
  3. Menção, registro.
  4. Ponto de contato ou relação que uma coisa tem com outra.
  5. Conjunto de qualidades ou características tomado como modelo.
  6. Alusão.

Em latim, a palavra significava trazer ou levar de novo, remeter, e, até hoje, esse sentido é mantido. O ponto de referência, por exemplo, é aquele para onde algo ou alguém deve ser levado. Vamos ver alguns exemplos de uso de referência?

Exemplos do uso de referência

  • No discurso, a atriz fez referência a todos os colegas de trabalho.
  • Steve Jobs é referência em liderança e inovação.
  • Tem-se como referência, por toda a vida, as lições deixadas pela família!

Sabe quem é referência quando se trata de Enem e vestibulares? O Stoodi! Faça seu cadastro e garanta todos os recursos para estudar com os melhores professores! Acesse também os exercícios para verificar seu aprendizado.

0 Shares:
Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....