Segue em anexo ou segue anexo: qual devo usar?

 

Encaminhar arquivos pelo e-mail é muito simples, mas, quando vamos sinalizar ao remetente que estamos fazendo isso, como escrever: segue em anexo ou segue anexo?

Imagine se esse e-mail está levando seu currículo para um possível emprego? Errar o português, nesse tipo de situação, significa começar perdendo!

Veja, então, como usar corretamente essa expressão e não errar mais!

Segue em anexo

Em anexo é uma locução adverbial, isto é, um conjunto de palavras (duas, nesse caso) que funciona como um advérbio, modificando de alguma forma um verbo, adjetivo ou mesmo outro advérbio. Segue em anexo, portanto, equivale a dizer “de forma anexa”.

Exemplos do uso de segue em anexo

Os advérbios (e as locuções adverbiais) são invariáveis. Isso quer dizer que eles não se flexionam em gênero nem em número. Então, independentemente de quantos arquivos serão anexados, a expressão não muda. Veja!

Segue em anexo currículo para participação no processo seletivo.

Conforme solicitado, segue em anexo os documentos para aprovação do cadastro.

Segundo nosso plano de ação, segue em anexo as informações da pesquisa.

Segue anexo

Estamos falando agora de um adjetivo e, por isso, ele vai se flexionar, concordando com o substantivo que acompanha: anexo, anexa, anexos e anexas.

Exemplos do uso de segue anexo

Segue anexa a planilha de gastos do último mês;

Os dados necessários para elaboração do gráfico seguem anexos.

Viu como é fácil saber quando usar segue anexo ou segue em anexo? Se quiser aprender mais dicas como essa, visite o Blog do Stoodi. Lá temos videoaulas e exercícios para você aprender a usar corretamente a nossa língua!