Setecentos ou setessentos: como se escreve 700 por extenso?

Setecentos ou setessentos? Descubra como escrever numerais por extenso para não errar mais!

Setecentos ou setessentos: como se escreve 700 por extenso?

Um dos vilões da língua portuguesa é o uso correto dos dígrafos que representam o som do “S” falado. É o caso de “ss”, “sc”, “sç” e “xc”. Porém, na oralidade a diferença é nula.

Para despertar sua curiosidade sobre esse assunto, no post de hoje trouxemos o exemplo do numeral 700. Afinal, é setecentos ou setessentos?

Significado e origem de setecentos

Em muitas situações formais na vida, necessitamos saber escrever corretamente os numerais por extenso. São rotinas simples do nosso cotidiano que requerem precisão na ortografia. Por exemplo, assinar um cheque, redigir um contrato e, até mesmo, padronizar um artigo científico ou livro.

Para entender como se escreve 700, compreender o que esse numeral representa é fundamental na formação da palavra. Bem, trata-se de um número natural positivo que determina a junção de 7 centenas.

Se desmembrarmos, veremos que 700 é igual a 7 vezes 100.

Certamente, sua mãe já pediu “um cento” de salgados para seu aniversário, ou seja, “cem” salgados. Em um outro dia, a festa foi maior ainda e, por isso, ela pediu “sete centos” de salgados.

Logo, se alguém pedir para você escrever 700 salgados por extenso, basta juntar as palavras “sete” + “centos” ― plural de “cento”. Então, temos setecentos.

Como você vê, neste caso temos uma palavra composta por justaposição (quando dois vocábulos se unem para formar um terceiro).

Curiosidade

A palavra “cento” originou-se do latim centum, que se refere a “cem unidades” ou “uma centena”.

A mesma explicação vale para “seiscentos”, “oitocentos” e “novecentos”.

Exemplos do uso de setecentos

  • O banco emprestou-lhe setecentos reais.
  • Setecentos passageiros embarcaram no navio.
  • Sete centos de tubos de metal pesavam setecentos quilos.

São tantas pegadinhas na Língua Portuguesa que não podemos vacilar. Então, acesse já a plataforma do Stoodi e confira nossos excelentes conteúdos de gramática e ortografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *