Siso ou ciso: qual o certo?

 

Como se escreve: dente siso ou ciso? Você sabe qual é a forma correta? Muitas palavras da língua portuguesa causam dúvida em relação ao uso do S e do C, como sela e cela, cena e sena ou conselho e concelho.

Em alguns casos, as duas formas estão corretas. Em outros, como o que vamos tratar aqui, só uma atende às regras da ortografia. E então: siso ou ciso? Acompanhe e descubra!

Como escreve: dente do ciso ou siso?

Também chamado de “dente do juízo” — porque nasce, geralmente, no início da fase adulta —, esse dente molar costuma causar problemas a muitas pessoas. Pode não haver espaço suficiente na boca, o que configura a necessidade de uma cirurgia para extraí-lo.

Mas e a escrita? Dente siso ou ciso? A grafia certa é com S no início. Saiba por que e não erre mais!

Por que siso é escrito com “s”?

A grafia certa é siso, com S, devido à origem latina da palavra. Ela vem de sensus, -us, que significa sentido, sensação, pensamento.

Siso também é a forma do verbo sisar flexionado na 1ª pessoa do singular no presente do indicativo:

  • eu siso
  • tu sisas
  • ele sisa etc.

Mas o que é sisar? É impor sisa a alguém, isto é, uma tributação normalmente aplicável a negócios imobiliários.

O que é dente de siso?

O dente de siso, como falamos antes, é o último a nascer, em cada uma das extremidades da boca. Uma curiosidade é que algumas pessoas não têm esse dente; em outras, ele não chega a nascer, ficando incluso na gengiva.

Em casos mais graves requer a retirada, pois pode causar problemas como inchaço, inflamação, dores de cabeça e na mandíbula, entre outros. Só os dentistas podem fazer uma avaliação cuidadosa.

Gostou de aprender mais sobre o dente do juízo? Se o seu ainda não nasceu, não se preocupe! Importante mesmo é conhecer a grafia correta das palavras e se preparar para o vestibular! Conte com o plano de estudos do Stoodi para isso!