The book is on the table“! Se você já fez pelo menos uma aula de inglês na vida, provavelmente já se deparou com essa clássica frase, não foi? Afinal, o livro está sobre a mesa ou sob a mesa?

Quer aprender quando usar corretamente sob ou sobre e não pagar mais mico? Continue lendo este minipost, é rapidinho!

Diferença entre sob e sobre

Sobre e sob são palavrinhas que pertencem à classe das preposições. Embora sejam muito parecidas, o significado da palavra sobre é oposto ao de sob. Veja o exemplo:

  • Ando sobre a terra e vivo sob o sol.”

Fica fácil perceber, assim, a diferença de sobre e sob, não é?

Sob: significado

Sob indica localização inferior, em termos espaciais: embaixo de, debaixo de. Significa também uma posição em nível mais baixo em uma hierarquia.

Exemplos do uso de sob

  • As grandes grifes fazem roupas sob medida.
  • Os pedidos feitos sob encomenda serão enviados amanhã.

Sobre: significado

O significado da palavra sobre é contrário da anterior: sobre quer dizer acima, em cima, por cima. Em alguns casos, também pode ter o sentido de contra ou entre. Em todo caso, a ideia é de posição superior.

Exemplos do uso de sobre

  • Sobre as árvores, avistamos um lindo entardecer.
  • Você não tem nada a falar sobre mim.
  • O Palmeiras ganhou o jogo sobre o adversário.

Entendeu como usar, por exemplo, sob controle ou sobre controle? Continue estudando para ficar fera em Língua Portuguesa e melhorar sua nota de Redação. Assista às videoaulas e teste seus conhecimentos no Stoodi!

0 Shares:
Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....