Taxi ou táxi: tem acento?

Você já se perguntou se a palavra “taxi” leva acento? Veja com o Stoodi!

Taxi ou táxi: tem acento?

As alterações na acentuação gráfica (nova ortografia) mexeram com muitas palavras, é verdade. Porém, há dúvidas que existiam antes de o Novo Acordo entrar em vigor, em 2016, e permanecem até hoje.

Você sabe se a palavra táxi tem acento? Será que ela foi afetada pelas mudanças? Mesmo em tempos em que aplicativos para locomoção estão dividindo espaço com os motoristas antigos, precisamos nos ater à forma correta de escrever as palavras, não é?

Taxi ou táxi: novas regras de acentuação

Fique tranquilo e chame um Uber! Os táxis ainda têm acento! Isto é, a palavra não sofreu influência das novas regras de acentuação. Vamos explicar o motivo.

Se você tem dúvidas sobre ortografia (uso dos acentos gráficos, em especial), a dica a seguir vai ajudar bastante: palavras paroxítonas terminadas em i e u, seguidas ou não de s, são acentuadas. Isso inclui: biquíni, hortifrúti, jóquei, grátis e vírus, entre outras.

Significado de táxi

Em quase todos os lugares do mundo, o táxi (vindo do inglês, taxi) é o carro utilizado para transporte de passageiros mediante o pagamento de um valor determinado pelo taxímetro.

Na Aeronáutica, denomina-se táxi qualquer manobra das aeronaves que são realizadas no solo, seja para ir para a pista de decolagem, seja para desembarcar os passageiros.

Exemplos do uso de táxi

Taxi ou táxi? A palavra, como você viu acima, tem acento e pode ser usada da seguinte forma:

  • Chame um táxi, por favor! Preciso ir ao hospital com urgência!
  • O avião está taxiando em velocidade baixa para evitar acidentes.

Para terminar, uma piada:

  • Ostentação mesmo é quando você está esperando um ônibus e resolve pegar um mototáxi.

Como você já sabe a forma correta de escrever táxi (com acento), é hora de avançar nos estudos. Assista às aulas de Língua Portuguesa! É mais fácil que pedir um táxi: é só se cadastrar no Stoodi.

Referência ou referencia: tem acento?

Regras de acentuação não são fáceis, nós sabemos! Mas algumas palavrinhas não têm jeito: causam dúvidas na hora de escrever! Por isso, este post vem mostrar para você a forma de correta de escrever esta palavra: referência ou referencia? Tem acento?

Referência: nova ortografia

O Novo Acordo Ortográfico da Língua portuguesa provocou mudanças na acentuação gráfica de algumas palavras. A nova ortografia eliminou o trema (aqueles dois pontinhos em cima do ü), incluiu letras no alfabeto (k, y e w) e mexeu na acentuação das palavras.

O vocábulo referência já tinha acento desde antes da mudança, porque é uma palavra paroxítona — a sílaba tônica é a penúltima — terminada em ditongo (encontro de vogais na mesma sílaba). No caso, -ia: re-fe-rên-cia.

O mesmo ocorre nestes exemplos:

  • bênção;
  • fáceis;
  • memória;
  • comentário;
  • névoa.

Significado de referência

Referência é um substantivo feminino cujo significado, segundo o Dicionário Priberam, é:

  1. Ação de referir.
  2. A coisa referida.
  3. Menção, registro.
  4. Ponto de contato ou relação que uma coisa tem com outra.
  5. Conjunto de qualidades ou características tomado como modelo.
  6. Alusão.

Em latim, a palavra significava trazer ou levar de novo, remeter, e, até hoje, esse sentido é mantido. O ponto de referência, por exemplo, é aquele para onde algo ou alguém deve ser levado. Vamos ver alguns exemplos de uso de referência?

Exemplos do uso de referência

  • No discurso, a atriz fez referência a todos os colegas de trabalho.
  • Steve Jobs é referência em liderança e inovação.
  • Tem-se como referência, por toda a vida, as lições deixadas pela família!

Sabe quem é referência quando se trata de Enem e vestibulares? O Stoodi! Faça seu cadastro e garanta todos os recursos para estudar com os melhores professores! Acesse também os exercícios para verificar seu aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *