Saiba as diferenças de uma redação do vestibular tradicional para o do ENEM

Saiba as diferenças de uma redação do vestibular tradicional para o do ENEM

Saiba as diferenças de uma redação do vestibular tradicional para o do ENEM

Veja as diferenças entre as redações dos vestibulares!

Não importa se você é um recém-chegado ao mundo dos vestibulares ou se já tem uma vasta experiência no assunto. De uma forma ou de outra, é bem provável que saiba muito bem qual é a importância e o peso da redação nessas provas, certo?

O que acaba confundindo muita gente é o estilo das redações dos principais vestibulares. Será que a produção de texto no Enem é igual a de outros vestibulares? A resposta é simples: não! 

Então, que tal descobrir as diferenças de uma redação do vestibular tradicional para o do Enem? Continue a leitura e saiba como funcionam as principais redações do Brasil e o que saber para mandar bem nesse assunto. Vamos lá!

Como são as redações em geral?

Redações nada mais são do que produções textuais. Elas podem ser argumentativas, dissertativas ou de vários outros tipos. Cada vestibular terá o seu estilo e cobrará um certo conhecimento por parte do estudante.

De modo geral, as redações trazem a organização de: introdução, desenvolvimento e conclusão. Esse modelo será seguido por boa parte dos processos seletivos, ainda que cada um tenha as suas particularidades.

redações dos vestibulares

Como funciona a redação do vestibular tradicional?

Antes de respondermos a essa pergunta, precisamos entender o que é um vestibular tradicional, certo? Quando usamos esse termo, estamos nos referindo às provas que são feitas para ingresso em uma única faculdade, ao contrário do Enem, que seleciona candidatos para instituições diversas. Agora, vamos às diferenças entre essas redações!

Fuvest

A redação da Fuvest (que seleciona candidatos para estudar na Universidade de São Paulo) é muito particular. Ela é aplicada apenas na segunda fase do processo seletivo e tem as seguintes características:

  • dissertação argumentativa;
  • temas filosóficos;
  • exige título.

Unicamp

A redação da Unicamp, por sua vez, não é como nada que você já viu antes. Ainda que exija um bom conhecimento da língua e todos os pormenores de um bom texto oficial, a Universidade de Campinas costuma cobrar tipos de textos bem diferentes, como e-mails, notícias de jornal e muito mais.

Vunesp

A redação da Vunesp faz parte do vestibular para ingresso na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo). Ela vale 28/100 pontos e também é aplicada na segunda fase do processo seletivo. Exige uso da norma culta da língua portuguesa e o estudante deve escrevê-la nos moldes do texto dissertativo.

Outras provas

Vestibulares diferentes, provas diferentes! Caso você vá prestar a prova de uma particular ou de qualquer outra instituição, é importante ficar de olho no que é pedido pelo exame. Leia o edital com muita atenção e faça as anotações para não esquecer desses detalhes ao longo da preparação.

Como funciona a redação do Enem?

A redação do Enem tem suas particularidades. Aplicada no primeiro domingo de provas, ela tem validade de 0 a 1000 e representa ⅕ da pontuação total do candidato. Ou seja, é um caderno extremamente importante e que exige treino e comprometimento. Vamos saber mais sobre ela?

Competências

O Enem trabalha com 5 competências. Cada uma delas vale de 0 a 200 pontos que, somados, trarão a nota final do estudante na redação. São avaliados critérios como o domínio da gramática, o uso de conectivos, a elaboração de uma boa proposta de intervenção (conclusão), entre outros.

Temas

Os temas trabalhados na redação do Enem trazem problemas do cotidiano do brasileiro. O objetivo é entender quanto o aluno conhece sobre o assunto e quais são as suas ideias para solucionar a questão.

Exigências

O Enem tem algumas exigências na redação, como a obrigatoriedade do uso de conectivos, de uma amostra da sua bagagem cultural e da realização da proposta de intervenção. Além disso, o candidato não pode desrespeitar os Direitos Humanos em seu texto. O título, por sua vez, não é obrigatório.

Como fazer uma boa redação?

Agora, veja algumas técnicas e dicas para mandar bem nas redações e se preparar para qualquer desafio que estiver à sua frente!

Faça o máximo de textos que conseguir

Uma das chaves para o sucesso nas redações é treiná-las com boa antecedência. Produza a maior quantidade de textos que conseguir, sempre seguindo as recomendações do edital. A prática leva à perfeição e o ajudará a ficar mais desenvolto na organização das ideias.

Adicione as redações em seu cronograma

A periodicidade em que as redações serão feitas é algo que você deve escolher, mas deixá-las de fora do seu cronograma não é uma alternativa. E não se esqueça: caso você preste mais do que uma prova, é importante achar um tempinho para todas elas na sua rotina.

Utilize técnicas diversas

Outra dica é utilizar técnicas para aprimorar o seu aprendizado sobre as redações. Alguns bons exemplos são a repetição espaçada, a prática intercalada e as associações de memória. Pesquise sobre cada uma delas e veja se é possível aplicá-las em sua rotina de estudos!

Fique de olho nas atualidades

Conhecimento é tudo! Então, fique sempre de olho nas atualidades pois é possível que algum desses temas seja cobrado em suas redações. Caso não, não se preocupe, isso não é tempo perdido. Você pode utilizar esses pontos como bagagem cultural para enriquecer o seu texto.

Aumente o seu repertório cultural

Já que estamos falando sobre a bagagem cultural, saiba que a hora de se divertir também pode ser um momento de estudar. Analise os filmes, séries, livros e músicas que você consumir ao longo do ano. Eles podem ser utilizados como contextualização na redação e somar bons pontos para você!

Estude redações nota 1000

Outra maneira de entender o que os vestibulares querem nas redações é analisar exemplos de outros candidatos, no passado, que receberam a pontuação máxima pelas bancas avaliadoras. Assim, você vê bons exemplos do que deve ser feito na hora da prova.

Se inscreva em um cursinho que ofereça correções

Por fim, uma dica indispensável: se possível, se inscreva em um cursinho que ofereça correções feitas por professores, com feedbacks exclusivos para que você possa melhorar os seus textos. No Stoodi, você tem acesso a isso e muito mais!

Gostou de conhecer essas técnicas e dicas, além de saber quais são as diferenças de uma redação do vestibular tradição e a do Enem?

Agora é com você! É hora de treinar bastante e investir em suporte nesse período tão importante.Aproveite e confira o Plano de Estudos Stoodi! Com ele, você tem acesso a vários temas para treinar a sua redação, além de correções personalizadas e muitas videoaulas para aprender técnicas, macetes e dicas imperdíveis.

Pode contar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *