Enem PPL: Saiba o que é essa modalidade do Exame!

Enem PPL: Saiba o que é essa modalidade do Exame!

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido por sua sigla Enem, é uma avaliação do desempenho do aluno no ensino médio e uma porta de entrada para o ensino superior. Sua implementação representou uma oportunidade gigantesca para que muitos estudantes pudessem ter a chance de ingressar em uma faculdade.

A versão Enem PPL, por sua vez, surgiu para dar mais oportunidades a quem está privado de liberdade. Afinal, essas pessoas também têm o direito de buscar melhorias para a vida. E, como sabemos, a educação é uma ferramenta transformadora para a sociedade. 

Mas, afinal, você sabe exatamente o que é essa prova? Será que ela é diferente da versão tradicional? Como o Enem PPL gera muitas dúvidas nos estudantes, resolvemos trazer este post. Aqui, você encontra tudo o que precisa saber sobre o essa versão do Exame. Continue a leitura e confira!

O que é Enem PPL?

O Enem PPL nada mais é que o Exame Nacional do Ensino Médio voltado para as pessoas que vivem em unidades prisionais e socioeducativas. Ou seja, é o Enem aplicado para quem tem privação de liberdade e concluiu o ensino médio. A intenção é avaliar o desempenho desses estudantes e dar a oportunidade para que tenham acesso ao ensino superior.

O que significa PPL?

Agora que você já sabe o que é o Enem PPL, chegou a hora de entender o que significa a sigla, pois essa é uma das primeiras dúvidas quando se fala nesse Exame. O significado do termo Enem PPL é Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade.

Qual é a história do Enem PPL?

O Enem regular foi criado em 1998 para que o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pudessem avaliar o nível e a qualidade do ensino médio no país. Com o passar dos anos, houve a necessidade de incluir a população carcerária e jovens em medidas socioeducativas que estão em privação de liberdade.

Então, o Inep desenvolveu uma Política de Acessibilidade e Inclusão,possibilitando que todos os grupos sociais do Brasil tenham acesso aos programas educacionais. A diferença entre o Enem regular e o Enem PPL é que, além do MEC, o Inep tem um acordo com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O MJSP disponibiliza o auxílio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) para executar todos os procedimentos referentes à aplicação das avaliações. O Enem PPL é uma forma de contribuir para a redução da reincidência criminal e da exclusão social, pois o Inep acredita que a educação é um elemento transformador.

Como funciona o Enem PPL?

O Enem PPL acontece desde 2010 com o trabalho em conjunto do Inep, do MJSP e do Depen. Além desses órgãos, as secretarias estaduais de segurança pública, de Direitos Humanos, de administração penitenciária e de educação são parceiras. O programa é um sucesso, visto que o número de participantes é crescente.

Primeiramente, vale dizer que as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A diferença mesmo está na aplicação, que é feitadentro das unidades socioeducativas e prisionais. Esses lugares são indicados pelos órgãos de administração prisionais e socioeducativos.

As provas acontecem após o Enem regular em cadeias públicas, penitenciárias, instituições de medidas socioeducativas e centros de detenção provisória, em dois dias úteis seguidos. Os estudantes que estão privados de liberdade e desejam fazer o Exame precisam assinaron-line o Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso.

Além disso, devem solicitar a inscrição ao responsável pedagógico da sua unidade, seja prisional ou socioeducativa. Aliás, esse profissional lida com os detentos locais, acompanha as inscrições e determina as salas para a aplicação da prova.

Ele também pode transferir o candidato de unidade prisional ou vetar a participação de presos com a liberdade decretada. É ele quem acessa o resultado do Enem PPL dos candidatos da unidade e pode abrir a solicitação de participação do detento em programas de acesso ao ensino superior, como o Sisu. Tudo isso alinhado e acompanhado pelos estudantes que participam ou têm interesse no Enem PPL.

Qual é o objetivo do Enem para pessoas privadas de liberdade?

Vivemos em uma sociedade extremamente desigual. E, infelizmente, o encarceramento é uma realidade que tem cor, seja no Brasil ou em outras partes do mundo. De acordo com levantamentos, 2 em cada 3 pessoas privadas de liberdade são pretas ou pardas. 

Sendo assim, a inclusão do Enem PPL caminha lado a lado com a implementação de cotas no ensino. Ela representa uma nova oportunidade para pessoas que estão cumprindo penas ou passando por processos educacionais após infringir a lei.

Vale lembrar que o objetivo das cadeias ou centros educacionais para menores infratores não é apenas punir, mas também reeducar. O ideal seria reintegrar aquelas pessoas na sociedade, dessa vez com perspectiva de mudarem de vida e seguirem um caminho dentro das normas da sociedade. 

Qual é a importância dessa prova para a sociedade?

Infelizmente, a sociedade é, ainda, repleta de preconceitos. Muitas vezes, as pessoas com histórico de cumprimento de penas não são bem toleradas nos espaços públicos, perdendo oportunidades profissionais e ficando, assim, limitadas quando o assunto é a retomada das próprias vidas.

A educação é um meio para fugir desse ciclo de preconceitos. Com a qualificação universitária, as pessoas privadas de liberdade podem, após o cumprimento de suas penas, continuar a estudar ou encontrar vagas com mais facilidade, quebrando o ciclo e buscando novos caminhos para a vida.

Como é feita a inscrição para o Enem PPL?

Como dissemos, para se inscrever no Enem PPL é preciso que o estudante privado de liberdade manifeste o desejo com o responsável pedagógico de sua unidade prisional. Assim, o profissional pode inscrever o candidato.

Essa inscrição é feita por meio de um sistema especial no site do Enem. Além de efetivar as inscrições, o encarregado pedagógico pode acompanhar o processo, conferir o cartão de confirmação e estabelecer a sala em que cada estudante fará as provas do Exame, além de conferir os resultados.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever no Enem PPL, é preciso que o jovem ou adulto privado de liberdade tenha o certificado de conclusão do ensino médio ou esteja no terceiro ano do ensino médio e solicite a sua inscrição ao responsável pedagógico da unidade em que está cumprindo sua pena.

Quando ocorre o Enem PPL?

Desde quando foi criado, o Enem PPL acontece 15 dias após o Enem regular. Nos últimos anos, até 2019, o Enem regular aconteceu no mês de novembro. Entretanto, o cenário de pandemia do novo coronavírus fez com que as datas fossem modificadas, incluindo as do Enem PPL.

Por isso, é muito importante ficar de olho nos prazos para não perder a inscrição.

Como é a prova do Enem PPL?

As provas do Enem PPL apresentam o mesmo formato, duração e dificuldade das avaliações do Enem regular. Sendo assim, o Exame também é dividido em:

  • 1º dia: redação + 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas;
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática.

Assim como no Enem regular, os candidatos do Enem PPL também têm direito à reaplicação da avaliação, desde que seja identificado algum problema com a prova ou com as condições de realização. Por exemplo: erros nas questões, falta de energia, rebelião ou desastres naturais.

Quais são as matérias cobradas nessa prova?

As matérias abordadas no Enem PPL são exatamente as mesmas cobradas na versão tradicional do exame. Ou seja, o candidato privado de liberdade precisará responder questões sobre Biologia, Química, Física, Arte, Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Língua Portuguesa, Inglês/Espanhol, Matemática e Atualidades, divididas nas 4 áreas do conhecimento.

A redação também segue o mesmo critério, sendo corrigida por uma banca especializada e de acordo com as mesmas competências da prova tradicional. O TRI também é válido para essa prova. Ou seja: tudo funciona do mesmo jeitinho que a prova aplicada às pessoas que estão em liberdade.

A prova do Enem PPL é diferente da aplicada para as outras pessoas?

Sim. Como a aplicação da prova PPL é feita em outro dia, é fundamental que as questões sejam diferentes para preservar a idoneidade do Exame

Todas as questões escolhidas para a prova fazem parte de um banco de questões único. Ou seja, o nível de dificuldade das duas provas é igual, com questões que podem aparecer tanto em uma edição como na outra.

As provas PPL estão disponíveis para download e são, também, uma ótima opção para você fazer simulados e treinar a resolução de questões. 

Como você conferiu, o Enem PPL é uma oportunidade para jovens e adultos que estão em privação de liberdade. Além de terem o desempenho avaliado, eles têm a chance de ingressar no ensino superior e, assim, conquistar um futuro mais promissor. Afinal de contas, a educação é o caminho para uma sociedade melhor e mais justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *