Simulado Enem: porque fazer simulados antes da prova é importante?

Entenda porque é tão importante fazer simulados Enem para mandar bem na hora da prova!

Simulado Enem: porque fazer simulados antes da prova é importante?

Uma prática muito comum dos estudantes que estão se preparando para o Enem e  vestibular é fazer vários simulados ao longo do ano. Você já fez algum? Se a sua resposta for não, vamos te dar 5 motivos para participar do próximo simulado do Stoodi.

Simulado Enem: o que é  e como funciona? 

Como o próprio nome diz, esse exercício é uma simulação do dia da prova. Então, você vai fingir que chegou a hora de fazer o Enem (ou qualquer outro vestibular), vai separar a quantidade de horas disponíveis para o exame, levar uma garrafa de água e alguns chocolates para o seu quarto e vai resolver todas as questões, sem consulta, sem conforto e com toda a pressão possível.

Fazer simulado é legal por dois motivos:

  1. Para ver quais assuntos você ainda tem dificuldade e precisa estudar mais;
  2. Para simular as condições do dia da prova

Fazendo simulados, você vai entender a dinâmica do processo seletivo do Enem, vai precisar administrar o tempo de cada questão e vai fazer a interpretação de texto dentro das condições específicas.

Simulado Enem: Confira os 5 principais motivos para fazer simulados antes da prova

1. Se preparar psicologicamente para o momento da prova

Uma das coisas mais difíceis de gerenciar durante os processos seletivos é o nervosismo. Com os simulados, é mais fácil se acostumar com aquela atmosfera séria que envolvem as provas oficiais.

2. Funciona como uma lista de exercícios 

O simulado é como uma lista de exercícios direcionada para o seu vestibular. Você encontrará questões antigas ou novas, formuladas dentro do mesmo padrão. Sendo assim, você pode colocar em prática tudo que viu na teoria.

3. É um termômetro para as suas expectativas 

Os vestibulares costumam acontecer uma vez ao ano. Já pensou ter que esperar tudo isso para “medir” o seu desempenho? Às vezes, esperamos um resultado e nos surpreendemos com outro.

O simulado te dá um norte, nesse sentido. Com o resultado de cada aplicação, você pode saber administrar melhor as suas estratégias e expectativas.

4. Te ajuda a entender o formato das questões 

Outro quesito muito interessante dos simulados é que você pode entender o jeitão da sua prova.

Cada vestibular tem uma abordagem um pouco diferente, tem dicas específicas e espera algo diferente do candidato. Por isso, leia com muita atenção cada enunciado e procure analisar qual é o contexto de cada pergunta.

5. Mapeia suas competências 

No simulado, você testa os seus conhecimentos. Será por meio do resultado e do gabarito que você vai identificar as matérias que ainda possui dúvidas e precisa revisar antes da prova oficial.

Esse recurso é um dos mais estratégicos para o estudante que vai prestar o vestibular, pois ele te ajuda a direcionar os seus esforços para aquilo que tem grandes chances de aparecer nas provas e te garantir mais pontos.

Viu só como participar de simulados pode te ajudar nos estudos?

Não perca o próximo simulado Enem grátis do Stoodi  que ocorrerá no periodo de  28 de setembro a 08 de outubro – Atenção: As incrições se encerram dia 7 de outubro. O simulado pode ser um ótimo treino pertinho da data do Enem 2018.

“Nosso simulado é avaliado pelo sistema TRI e apresenta cerca de 20% das questões de provas anteriores para garantir uma nota mais próxima possível do exame oficial”, conclui Camila Pereira.

Clique aqui e se inscreva gratuitamente no próximo simulado Stoodi- O Simulado é 100 % online e  gratuito. Fique atento,  pois  as inscrições encerram dia 7 de outubro, faça sua inscrição já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *