5 motivos para você chegar mais tranquilo no segundo dia de provas do Enem

Veja como não é preciso se pressionar

5 motivos para você chegar mais tranquilo no segundo dia de provas do Enem

Cálculos, gráficos, símbolos e fórmulas. Muitos alunos ficam assustados só de pensar nas provas de Matemática e Ciências da Natureza que serão aplicadas no domingo dia 10 de novembro no Enem.

Para completar esse cenário obscuro, é muito comum os estudantes acharem que não foram tão bem quanto gostariam na primeira parte do exame – o que nem sempre é verdade, visto que o critério de avaliação TRI é sempre uma caixinha de surpresa.

O resultado dessa união não é dos melhores: os vestibulandos podem ir para o segundo dia de provas do Enem com nervosismo e sem estabilidade emocional.

Isso não é muito bom. A verdade é que a confiança é um fator fundamental que influencia no momento da prova e pode otimizar o nosso desempenho.

Para te mostrar que não é preciso se pressionar, separamos 5 motivos que vão te deixar mais tranquilo para o Enem. Confira:

1. Você se dedicou muito durante o ano 

Muita atenção para não negligenciar os seus estudos. A primeira coisa que você deve lembrar é que se dedicou muito durante o ano e aprendeu uma série de novos conteúdos.

Não fique preocupado em saber todos os temas abordados pela banca de prova. É muito difícil (quase impossível) dominar completamente os assuntos descritos no edital do Enem.

Então, relaxe e lembre-se que você tem um repertório (cultural, intelectual e cotidiano) muito grande. Confie nele.

livros

2. Você já sabe o que esperar da prova 

Com a nova banca de avaliação, muito alunos ficaram inseguros, sem saber o que esperar do exame. Ao fazer as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, deu para ver que as questões estão basicamente no mesmo nível de dificuldade das edições passadas.

Se possível, resolva provas antigas antes do Enem e aproveite essa tranquilidade.

3. As perguntas são contextualizadas

Outra coisa que pode te deixar um pouco mais tranquilo é o formato das questões Enem.

Falar sobre circuitos elétricos de forma técnica e objetiva, por exemplo, é uma coisa. Agora, abordar esse tema com situações cotidianas que relacionam a energia elétrica de uma casa ou outros exemplos práticos, é outra completamente diferente.

Fique tranquilo em relação aos exercícios da avaliação, pois eles apresentam questões contextualizadas no dia a dia do estudante.

4. Vai ser mais fácil gerenciar o tempo 

No segundo dia de provas do Enem você não vai ter que se preocupar em fazer a redação. Desta forma, fica um pouco mais tranquilo gerenciar o tempo durante o exame.

Lembre-se de que você tem cerca de 3 minutos para responder cada questão. Então, se ficar preso em alguma pergunta, passe para outra e responda depois – isso evita que você perca ritmo de prova.

5. Você pode revisar os tópicos que mais caem no Enem e ir mais preparado para a prova

Para fechar com chave de ouro, temos mais um motivo para você ficar tranquilo: nossos professores mapearam as provas dos últimos anos e montaram ebooks completinhos, cheios de dicas dos conteúdos que mais caem no exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *