5 novas dicas para fazer uma boa redação no Enem

A redação é uma parte importante para a formação da nota do Enem. Para se sair bem nesta fase, conheça 5 novas dicas para fazer uma boa redação no Enem.

5 novas dicas para fazer uma boa redação no Enem

Joyful black author works on writing new book for readers Free Photo

Imagem: Freepik

A redação é uma parte importante para a formação da nota do Enem. Para se sair bem nesta fase, conheça 5 novas dicas para fazer uma boa redação no Enem.

A parte textual do Enem é uma das mais importantes da prova – e também uma das que mais geram dúvidas. Para se preparar, conheça 5 novas dicas para fazer uma boa redação no Enem.

Essas orientações permitem que o estudante otimize seu tempo de estudos, para que haja uma evolução nas técnicas e nos conhecimentos até a data da prova.

Assim, ao se preparar adequadamente, você tem mais chances de fazer uma boa redação no Enem. 

Então, vamos às dicas?

1. Treine constantemente

Escrever, assim como qualquer outra habilidade, exige prática. Por isso, para desenvolver redações de qualidade, lembre-se de treinar com certa constância.

Na hora de elaborar seu cronograma de estudos, coloque o desenvolvimento de redações pelo menos duas vezes por semana.

Crie uma pasta no seu computador para salvar as redações e, de tempos em tempos, reveja o que você escreveu para notar pontos de melhorias e o quanto você evoluiu.

Se você já excluiu suas redações de estudos anteriores, é interessante buscar formas de fazer a recuperação de arquivos de computador.

Uma sugestão é o software Recoverit, que consegue fazer uma varredura nos itens deletados do computador, permitindo que o usuário recupere aquilo que for de seu interesse.

Dessa forma, ao utilizar este aplicativo para recuperar arquivos apagados, você consegue ter uma base de dados de tudo o que você fez, o que é ótimo para a autoavaliação.

Imagem: Freepik (Recoverit)

2. Entenda a estrutura dos textos

A redação do Enem tem um formato específico, chamado de redação dissertativa-argumentativa.

Esse tipo de texto conta com três partes: o ponto de vista do escritor, os argumentos levantados e a sua proposta de intervenção ou solução.

Quando você entende a estrutura, desenvolver uma boa redação no Enem fica muito mais simples. 

Estude como essa estrutura funciona, quantas palavras você pode incluir em cada sessão e como desenvolver cada etapa para estar mais preparado para a prova.

3. 20 minutos de leitura de notícias

O tema do texto da prova varia a cada ano, mas costuma existir alguma conexão com assuntos da atualidade.

Por isso, uma das novas dicas para fazer uma boa redação no Enem é estar atualizado. Reserve 20 minutos do seu dia para a leitura de portais de notícias.

É interessante que você busque informações de portais diferentes, o que ajuda a desenvolver o pensamento crítico e criar sua própria opinião sobre um assunto.

Sempre que você achar algo interessante, pode salvar uma cópia da notícia no computador. Para não pesar na memória da máquina, a dica é usar um pen drive. Só tome alguns cuidados para não prejudicar a estrutura do dispositivo.

4. Inclua a gramática nos seus estudos

A língua portuguesa é muito rica e cheia de detalhes. Por conta disso, você precisa incluir a parte da gramática na sua programação de estudos.

Isso porque, por mais que você faça uma boa redação no Enem, conseguindo expor seu ponto de vista, erros gramaticais fazem você perder pontos importantes na prova.

Além de estudar lições de gramática, você também pode conhecer mais da língua portuguesa ao variar a leitura de livros, com obras clássicas e modernas do Brasil.

Assim, seu vocabulário fica mais interessante e vai te ajudar na hora da prova.

Photo of concentrated redhead bearded student, preparing for university exam in a cafe Free Photo

Imagem: Freepik

5. Treine o uso de suas próprias palavras

Na prova do Enem, é comum que exista um texto de apoio, que dá as diretrizes do tema a ser trabalhado e outras informações que podem ser utilizadas no desenvolvimento da redação.

Porém, existe uma diferença entre copiar os dados do texto de apoio e se apropriar das informações.

O ideal é fazer uma apropriação do que foi apresentado no texto de apoio, para enriquecer sua redação – e não copiar. E, para isso, não há outra saída senão treinar.

Nesse caso, uma das novas dicas para fazer uma boa redação no Enem é treinar o uso de suas próprias palavras.

Sempre que você ler uma notícia (lembra da dica 3?), faça um exercício de contar essa mesma notícia do seu jeito, como se estivesse explicando para outra pessoa. Um treino simples, mas que apresenta bons resultados.

Enem 2021

Muita gente ficou confusa com a ideia de ter “outro” Enem em 2021. Afinal, aconteceu uma prova no começo deste ano.

Porém, o teste recém realizado correspondia ao Enem de 2020, que foi adiado por conta da pandemia do coronavírus. Ainda este ano, teremos o Enem 2021.

O Inep já publicou o edital para pedido de isenção da taxa de inscrição, mas ainda não determinou uma data para que o Enem aconteça.

Enquanto a data não é divulgada, os estudantes precisam manter o foco e a concentração nos estudos, lembrando sempre de treinar a redação.

Assim, quando o dia do teste chegar, você terá todas as condições para fazer uma boa redação no Enem e tirar uma ótima nota!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *