Artes no Enem: veja o que estudar para mandar bem!

Você sabia que cai perguntas sobre Artes no Enem? Essa disciplina é um dos tópicos da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Com a proximidade do exame, é bom ficar por dentro de todos os conteúdos que podem aparecer.

Para quem não conhece muito bem a estrutura do Enem, ele é formado por 4 provas objetivas e uma redação. São elas:

Como você pôde perceber, a prova de Linguagens apresenta muito mais do que simplesmente questões de Língua Portuguesa. Por isso mesmo, hoje vamos mostrar o que você precisa estudar e revisar sobre Artes para mandar muito bem no Enem. Vem com a gente!

Artes no Enem: como funciona?

Se você estava pensando que Artes “nem deve cair tanto assim”, precisamos fazer um alerta: das 45 questões da prova de Linguagem, geralmente 5 são de Artes — o mesmo número de perguntas de Inglês, por exemplo.

Segundo reportagem produzida pelo Portal Brasil, site do Governo Federal, você precisa conhecer as principais vanguardas artísticas, além de saber associar obras de artes com os seus respectivos contextos históricos.

“Os estudantes devem estar preparados para reconhecer diferentes funções da Arte e a produção dos artistas em seus diversos meios culturais”, declara.

Como se organizam na prova?

A prova de artes no Enem pode cobrar qualquer conteúdo que vai desde a história da arte, contendo as características particulares de seus períodos de maior destaque, passando pela modernidade e os valores racionais da concepção artística, até o contemporâneo em que o próprio estatuto de arte é questionado. 

Para além disso, pode-se pedir análise de algum movimento, obra ou fenômeno que pode ser enquadrado como arte. 

O quais os tipos de questões de Artes no Enem?

De modo específico, há dois objetivos de questões, um que busca aferir se o candidato tem conhecimento prévio sobre algo, ou aquele em que os vestibulandos precisam fazer uma interpretação de algo que lhes é apresentado.

Como podemos estudar para ir bem em Artes no Enem?

O  preparo e o método são cruciais para que ampliemos as chances de melhores resultados quando nos deparamos com esse tipo de exercícios citados.

O primeiro, pois devemos investir energias no conhecimento abrangente das escolas e movimentos artísticos mais destacados, com especial ênfase em nas características gerais da arte da antiguidade, da idade média, da idade moderna, e no contemporâneo pós-vanguardas do século XX. Pois assim, podemos identificar e comparar estilos e caracteres mais importantes do que as questões nos apresentarem. 

Já o segundo, aponta para a maneira de abordar um dado conteúdo, analisando seus aspectos internos, que remetem às formas, temas e diálogos, bem como externos, que significa conhecer o contexto de sua produção, qual o vetor em que a obra foi veiculada e, caso se possa saber, quem o fez.

Assuntos de Artes que mais caem no Enem

Ao fazer um mapeamento nas provas de 2013 até 2016 e analisar cada questão, percebemos que Arte Contemporânea foi o tema que mais apareceu. Ao total, foram 6 perguntas sobre o assunto — e é muito provável que ele apareça novamente.

Outra matéria que está com tudo é o Modernismo. Para você ter uma noção, foram 3 perguntas sobre o Modernismo Europeu e mais duas perguntas sobre o Modernismo no Brasil.

A Arte Brasileira pós 1970 também chamou a nossa atenção. Foram 3 questões desse período de muitas transições. Por fim, podemos destacar, também, a Arquitetura Moderna no Brasil, que apresentou 2 questões ao longo dos anos.

1. Arte Contemporânea

Esse tópico já apareceu 6 vezes no Enem durante o período analisado. A primeira dica para mandar bem nesse assunto é entender como ocorreu o rompimento com o Modernismo.

A Arte Contemporânea teve origem em 1960, período no qual se coloca em questão qual é a definição de “arte”. Será nesse momento, também, que os críticos e intelectuais vão se questionar em relação ao mercado e a validação das expressões artísticas.

Esse movimento artístico tem como característica estabelecer comunicação direta com o público e buscar a percepção do observador. Para dominar esse assunto, é importante explorar o que é a “Arte Conceitual”, conhecer o Minimalismo, o Body Art, a Arte Urbana e as Instalações.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

2. Arte Brasileira pós 1970

A Arte Brasileira Contemporânea, especificamente no período pós 1970, já apareceu 3 vezes no Enem. Uma das principais dicas é saber a fundo o que aconteceu durante esse período histórico — da segunda metade do século XX e a transição para o século XXI.

Chamamos a atenção para o abstracionismo, uma das expressões artísticas desse momento — que subdivide-se em concretismo e neoconcretismo. Ele sugere que você pesquise sobre a importância da arquitetura neste período.

Destacamos dois grandes artistas:

  • Tomie Ohtake, que apresenta a influência da arte japonesa com o mundo contemporâneo que está em constante movimento;
  • Manabu Mabe, considerado o melhor pintor durante a 5ª Bienal de São Paulo (1959).

3. Modernismo Europeu

O Modernismo Europeu apresenta uma nova perspectiva, rejeitando a tradição e dando início à ruptura em 1890. Esse tópico já caiu 3 vezes no Enem.

Para responder às questões sobre o Modernismo Europeu, você deve revisar o conjunto de movimentos culturais (as escolas e os estilos) da primeira metade do século XX. Vale relembrar:

  • Expressionismo;
  • Fauvismo;
  • Cubismo;
  • Suprematismo;
  • Dadaísmo;
  • Surrealismo;
  • Construtivismo Russo;
  • Futurismo.

4. Modernismo no Brasil

Quando falamos de Modernismo no Brasil, precisamos analisar o movimento cultural com repercussões nas Artes, na sociedade e Literatura. De 2013 a 2016, esse tópico esteve presente 2 vezes no Enem.

O marco inicial se dá na Semana de Arte Moderna de 1922 que causa uma grande revolução na forma de encarar a Arte no país. Os artistas brasileiros assimilaram tendências das vanguardas europeias, porém o foco se deu nos elementos da nossa cultura.

É importante ficar por dentro das três fases do Modernismo:

  • 1ª Geração (1922-1930): pautada pelo radicalismo e escândalos;
  • 2ª Geração (1930-1945): com ênfase na literatura;
  • 3ª Geração (1945-1975): que traz a oposição ao radicalismo.

teatro municipal semana de arte moderna

5. Arquitetura Moderna no Brasil

A Arquitetura Moderna no Brasil surge na década de 30 com muitas influências europeias — o contexto da arquitetura na Europa é de buscar soluções para as mudanças geradas pela Revolução Industrial.

Esse tópico foi cobrado 2 vezes no Enem e, por isso, vale a pena estudar o contexto histórico (já que a Arquitetura Moderna no Brasil ganhou apoio do Estado Novo) e revisar nomes como Oscar Niemeyer e Gregori Warchavchik.

6. Modernismo no Brasil pós Semana de 22

Neste tópico, você precisa revisar as manifestações artísticas pós Semana de 22. Já caiu uma questão no Enem sobre esse período que corresponde à 2ª geração do Modernismo, marcado pela preocupação com as transformações políticas, sociais econômicas, humanas e espirituais.

O momento político do Brasil fez com que aquele humor (apresentado na Semana de 22) fosse substituído por uma apreensão e análise de valores. Os modernistas rompem com o academicismo, principalmente com as influências da Europa.

Nesse período, acontece uma série de mudanças. O Brasil começa a tornar-se um país urbano; a economia passa a ser não só agrária, mas também industrial; acontece um dos maiores movimentos de migração demográfica do Nordeste para o Sudeste; a política adotada torna-se o populismo de Getúlio Vargas etc.

Os artistas em destaque são Cândido Portinari, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.

7. Barroco em Minas Gerais

Entre os séculos XVII e XIX, especificamente na região das Minas Gerais, desenvolve-se um conceito de arte conhecido como Barroco Mineiro — ele foi tema de uma questão do Enem nas últimas 4 edições.

Esse movimento artístico está associado ao enriquecimento da região com a atividade mineradora e tem como influência européia o Rococó.

Principais cidades: Vila Rica de Ouro Preto, Diamantina, Serro, Mariana, Tiradentes, Sabará, São João Del Rei, Congonhas do Campo.

8. Renascimento Italiano

O Renascimento Italiano também caiu uma vez no Enem entre 2013 e 2016. Antes de mais nada, é preciso entender que o contexto histórico que se passa exatamente na transição da Idade Média para a Idade Moderna.

  • Século XIV – Idade Média;
  • Século XV – Transição;
  • Século XVI – Idade Moderna.

A arte renascentista é um fenômeno urbano da península itálica. As cidades portuárias e postos comerciais passam a se desenvolver e, com isso, abrem espaço para uma nova classe social que começa consumir arte.

Ela é, portanto, resultado da ascensão econômica da burguesia (que vão patrocinar a arte, tornando-a mercadoria).

9. Suportes da Arte Contemporânea

Durante as décadas de 50 e 60, vai surgir um movimento artístico na Inglaterra chamado Pop Art — ele procura demonstrar a massificação da cultura popular capitalista. O maior representante desse movimento foi o artista plástico, cineasta e literato Andy Warhol. Ele é conhecido por fazer uso dos conceitos publicitários na Arte.

Sobre esse assunto, que já caiu uma vez no Enem, é importante conhecer os conceitos de Happening e Performance dentro do contexto da Arte Contemporânea — eles vão definir a expressão da arte e a maneira como o público interage com a expressão artística.

Numa forma de mesclar as artes visuais e um teatro sem texto ou representação, Allan Kaprow cria o conceito de Happening. Nele, o público passa a interagir com espetáculo e é visto como parte do processo.

O conceito de Performance também vai combinar elementos do teatro com as artes visuais e a música, porém o público tem a função de apenas assistir ao número. Esse modelo surgiu na década de 60, na transição urbana da modernidade.

10. Arte na Pré-História

Por fim, a última dica é sobre a Arte na Pré-História. Nos últimos 4 anos, apareceu uma questão sobre esse tema. A pergunta que devemos nos fazer é: Onde começa a arte?

A palavra, por exemplo, vem da expressão em Latim “Ars” que significa técnica e habilidade. Podemos considerar Arte todas as atividades humanas que estejam diretamente ligada à estética e à comunicação.

As primeiras representações artísticas na Pré-História aconteceram no Período Paleolítico, em que a sociedade vai retratar o seu cotidiano por meio das pinturas rupestres. Além disso, nessa época, podemos encontrar estuarinas com a representação da fertilidade feminina e elementos de enfeites feitos a partir de pedra lascada.

Depois disso, entramos no Período Neolítico, no qual encontramos expressões artísticas produzidas com cerâmica, tecelagem, representações da religiosidade e armas fabricadas de pedras polidas. Na arquitetura, encontramos casas de madeira, pedras e tijolos.

Exercícios de Artes do Enem

Esse exercícios foi parte do Enem 2018:

 TEXTO I

 exercicio artes no enem

 TEXTO II

 A body art põe o corpo tão em evidência e o submete a experimentações tão variadas, que sua influência estende-se aos dias de hoje. Se na arte atual as possibilidades de investigação do corpo parecem ilimitadas – pode-se escolher entre representar, apresentar, ou ainda apenas evocar o corpo – isso ocorre graças ao legado dos artistas pioneiros.

 SILVA, P. R. Corpo na arte, body art, body modification; fronteiras. II. Encontro de História da Arte: IFCH-Unicamp. 2006 (adaptado).

 Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção de

  1. a) estabelecer limites entre o corpo e a composição.   
  2. b) fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão.    
  3. c) discutir políticas e ideologias sobre o corpo como arte.    
  4. d) compreender a autonomia do corpo no contexto da obra.    
  5. e) destacar o corpo do artista em contato com o espectador.    

A atividade é composta por dois textos, sendo um não verbal (Texto I), uma fotografia chamada “Dentro de mim”, e um verbal ( Texto II), um excerto de uma texto chamado “Corpo na Arte”. 

Para chegarmos a uma resposta, devemos primeiro analisar a imagem com cuidado, percebendo os detalhes da mesma, que é parte de um corpo humano, em uma posição sugestiva e associada com um tipo de objeto posto na sola dos pés; já o segundo é uma descrição do que vem a ser a “Body Art”.

A comanda do exercício diz o seguinte: “Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção de”. Dessa maneira, associando as informações contidas nos dois textos, I – um exemplo de Body art e II, uma explicação do que é.

Podemos chegar à resposta correta, sendo a alternativa B, (fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão) pois é aquela que depois da análise aponta para o significado do termo que está contido nos dois exemplos textuais.

Viram como o movimento de empreender uma análise cerrada em um dado exercício permite que acessemos a resposta correta de modo coerente.

Agora, vejamos outro modelo de exercício que fez parte da prova do Enem de 2007:

exercicios artes no enem

A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

  1. a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.   
  2. b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.   
  3. c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.   
  4. d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.   
  5. e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.   

 Nesse caso, temos uma fotografia de uma pintura rupestre da Toca do Pajaú, no Piauí, e a comanda do exercício diz que: “A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa”.

Se quisermos acessar a resposta correta, precisamos ter o conhecimento anterior do que seria a pintura rupestre e seu impacto e importância social e histórica. Assim, chegaríamos à resposta C, (aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil). Que é uma consequência lógica que previamente conheceríamos tendo em conta estudo desse tipo de produção.

Perceberam como temos dois exemplos de exercícios com diferentes formas de cobrar os conteúdos de arte? 

Agora, já sabemos como proceder no intuito de obter melhores resultados! 

Quer ver muitos outros conteúdos como este e arrebentar no Enem e principais vestibulares? Então faça seu cronograma de estudos e aproveite todo o material produzido pelos nossos professores!

Este conteúdo foi atualizado pelo professor Antônio que dá aulas de Literatura e História da Arte!

Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...