Conheça os assuntos que mais vão cair no Enem 2021!

Todos os anos, a preparação para o Enem é uma verdadeira maratona — e não é para menos, não é? Essa é uma prova que mobiliza milhões de candidatos em todo o Brasil, todos em busca de um mesmo sonho: uma vaga no ensino superior e o começo de uma carreira de sucesso.

Você também faz parte desse time? Bom, então hoje é o seu dia de sorte! Nós, do Stoodi, fizemos uma seleção de alguns temas bem quentes para o Enem 2021. Essas são algumas das nossas apostas sobre o que pode ser cobrado nessa edição do exame!

E aí, quer saber os assuntos que mais caem Enem 2021? Então, continue a leitura e fique por dentro de todos eles!

Como será a prova do ENEM 2021?

Antes de sabermos o que estudar para o Enem 2021, é preciso entendermos como serão as provas esse ano, né? Elas acontecerão nos dias 21 e 28 de novembro, ou seja, em dois domingos seguidos.

No dia 21, o candidato fará a redação e as provas de Ciências Humanas e Linguagens, com 45 questões cada uma. No dia 28, será o dia de fazer 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. Os resultados provavelmente só serão divulgados em janeiro de 2022.

Quais são os assuntos que mais vão cair?

Agora, que tal conferirmos alguns dos principais assuntos do Enem 2021? Vamos lá!

Imunização ativa e passiva

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por um problema bem sério: a pandemia de COVID-19. Por conta desse tema, é bem provável que assuntos como a imunização ativa e passiva, resposta imunológica e sistema imune como um todo caiam na prova de Ciências da Natureza do Enem.

Impactos ambientais

Nos últimos anos, assuntos como a devastação da Amazônia e as queimadas no Pantanal fizeram manchete em jornais de todo o Brasil. Por isso, também é possível que temas ligados aos impactos ambientais deem as caras em nossas provas.

Vírus e doenças virais

O assunto vírus está muito em alta. Ainda que o COVID-19 não seja cobrado diretamente (o que é bem improvável!), é possível que outras doenças de origem viral caiam nas provas do Enem, em qualquer um dos cadernos. Fique preparado até mesmo para questões de História sobre esse assunto!

Intolerância e descriminação

Se você não estava em uma caverna nos últimos tempos, provavelmente viu uma série de notícias sobre intolerância e discriminação por aí. Casos como o do americano George Floyd e de vários brasileiros negros que perderam as vidas podem ser um bom tema para reflexão e realização de questões.

assuntos que mais caem no enem 2021

Quais assuntos podem cair na redação do Enem 2021?

E aí? Quer saber mais sobre os possíveis temas de redação para o Enem 2021? Então, confira algumas possibilidades a seguir!

Evasão escolar no Brasil

O ensino remoto fez com que os níveis de evasão (abandono) escolar aumentassem muito no Brasil nos últimos anos. Faça uma boa pesquisa sobre o assunto e treine redações sobre esse tema!

Desafios para a preservação ao meio ambiente no Brasil

Os impactos ambientais sofridos no Brasil nos últimos dois anos também podem figurar no seu tema de redação. Por isso, se arme com dados e argumentos para discutir esse assunto!

Tecnologia e contato humano

Com a quarentena, observamos uma mudança drástica no modo como nos comunicamos. Essa é uma tendência que vinha crescendo progressivamente mas que, com a pandemia, precisou ser colocada em prática para valer. Esse também é um bom tema de redação!

Comportamento social frente à pandemia

Como as pessoas se comportaram durante a quarentena em sua cidade? Quais foram as suas impressões sobre o comportamento social da galera nesse período? Reflexões como essa também podem fazer parte, direta ou indiretamente, da sua redação em novembro de 2021. Fique de olho!

Como se preparar para o Enem 2021?

Para finalizarmos o nosso bate-papo, que tal algumas dicas bacanas para ajudá-lo a se preparar para o Enem 2021? Vamos lá!

Faça um bom cronograma de estudos

Uma das principais dicas de como estudar para o Enem 2021 é investir em um cronograma de estudos bem-feito.

No Stoodi, você conta com um Plano de Estudos completamente personalizado às suas necessidades. Você escolhe qual é o seu curso dos sonhos, quantas horas pode estudar por dia e voilà — tudo pronto para começar!

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Se prepare para todas as matérias

Ainda que gostemos mais de umas matérias que de outras — o que é completamente normal —, é fundamental que nos dediquemos a todas elas ao longo dos estudos para o Enem.

Lembrando que é ainda mais importante que você dedique mais tempo para estudar as matérias em que mais tem dificuldade, ok? Elas farão a diferença na hora da prova e serão bons diferenciais na sua nota!

Treine a redação

Fazer uma redação por semana ou até mesmo a cada quinze dias é muito importante para que, na hora da prova, você não tenha dificuldades com esse processo.

Ah! O Stoodi também conta com um centro de correção de redação exclusivo para os seus assinantes. Além de contarmos com vários temas superatuais, temos corretores especialistas para ajudá-lo a melhorar os seus textos ao longo do ano.

Faça questões e simulados

A realização de questões e muitos simulados também é importante para que você possa revisar os assuntos e preencher lacunas no seu aprendizado.

No Stoodi, você tem acesso a milhares de exercícios de todas as matérias e aos nossos simulados, que acontecem frequentemente. Venha conferir!

Acompanhe um cursinho

Nossa última dica é: acompanhe, se possível, um cursinho pré-vestibular! O Stoodi oferece uma alternativa gratuita, que estará disponível pelo tempo que durar a pandemia de COVID-19.

O objetivo é fazer com a que a educação seja mais acessível e que você possa, dessa forma, conquistar os seus sonhos. Faça o seu cadastro e aproveite!

E aí, gostou de saber mais sobre esses assuntos que mais vão cair no Enem 2021? Esperamos que sim! Mas lembrando que essas são apenas algumas dicas, ok? É importante estudar tudo de maneira completa para estar bem-preparado para o que der e vier. E, claro, você sempre pode contar com o Stoodi para uma preparação nota 1000!

Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...