Veja como se preparar para a prova de Biologia no Enem!

Entenda o que mais cai em Biologia Enem e aprenda a se preparar para conseguir uma boa pontuação.

Veja como se preparar para a prova de Biologia no Enem!

Veja como se preparar para a prova de Biologia no Enem!

Você sabia que entender a dinâmica do Exame Nacional do Ensino Médio é uma excelente maneira para se sair bem na prova? Isso porque existem características bem determinantes que podem ser decifradas para você fazer uma boa preparação de olho nas questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Com o objetivo de ajudá-lo a se preparar adequadamente para o Enem, com foco em uma boa pontuação, elaboramos este post com dicas imperdíveis sobre essa disciplina que está presente no segundo dia da avaliação. Confira!

Como é dividida a prova do Enem?

O Enem é uma prova com 180 questões, realizadas em dois domingos consecutivos, além de uma redação.

No primeiro dia, são disponibilizadas 5h30 para os candidatos responderem a 45 perguntas de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais 45 sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias, incluindo a redação.

Dentro dessas áreas do conhecimento humano, estão as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Literatura;
  • Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Artes;
  • Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • História;
  • Geografia;
  • Sociologia;
  • Filosofia.

Já no segundo domingo, são 5h para os alunos responderem 90 questões que englobam Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias. Nesse universo, estão as respectivas matérias:

  • Biologia;
  • Química;
  • Física;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Sobre a redação, o texto deve ser escrito no modelo argumentativo-dissertativo, com, no máximo, 30 linhas. Quem zerar é eliminado de todas as possibilidades de inserção em programas sociais ou ingresso em faculdades.

biologia no enem o que cai

Biologia no Enem: o que cai?

Agora que você já sabe como funciona a dinâmica da prova, vamos ao foco do nosso post: Biologia no Enem, o que cai?

Ela é uma disciplina que geralmente traz questões que envolvem temas da atualidade, como:

  • genética;
  • biotecnologia;
  • pesquisas científicas;
  • biodiversidade.

Portanto, vale a pena você priorizar alguns assuntos bem prováveis de cair na prova, tais como moléculas, células, tecidos, hereditariedade, identidade dos seres vivos, ecologia, ciências ambientais, origem da evolução da vida, população, coronavírus, entre outros.

Trata-se de tópicos que abrem diversas possibilidades sobre assuntos diversos e bem amplos. Veja alguns temas que estão presentes no edital do Enem nessa disciplina:

  • Fisiologia celular;
  • Células-tronco, clonagem, DNA;
  • Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos;
  • Biomas brasileiros;
  • Sustentabilidade;
  • Teoria evolutiva de Charles Darwin;
  • Origem do universo;
  • Legislação e cidadania;
  • Evolução;
  • Funções vitais dos seres humanos;
  • índice de desenvolvimento humano;
  • Principais doenças que afetam os brasileiros etc.

Como você percebeu, são muitos assuntos, ou seja, nada melhor que o auxílio de professores que sabem conduzir corretamente a didática.

Atualmente, uma boa dica é contar com o auxílio de uma plataforma especializada na preparação, como o Stoodi. Há videoaulas ministradas por professores que dominam os assuntos e todas as dinâmicas de Biologia, ou seja, trata-se de um investimento com retorno certo.

Quais as questões que mais caem na prova de Biologia?

Nos últimos anos, as questões de Biologia do Enem já dão um norte sobre como a prova de Ciências da Natureza é conduzida.

Isso porque muitos assuntos costumam ter uma frequência maior nessa disciplina. Entre eles, podemos citar questões que envolvem ecologia, evolução, biomas, genética, fisiologia animal e parasitologia.

Porém, como é impossível prever o que realmente cairá no Enem, a dica é sempre estudar tudo o que está contido no edital, sempre com uma atenção redobrada aos assuntos descritos ao longo deste post.

Dentro do que citamos até o momento, é importante você ficar atento a questões sobre poluição atmosférica, tendo uma ligação direta com a ecologia.

A poluição das águas e os problemas ambientais também entram na temática, assim como o ciclo do carbono e do nitrogênio.

A genética também é frequentemente cobrada na prova de Biologia do Enem, com exercícios que trazem heredograma, ou seja, vale a pena se concentrar nesse estudo, aprendendo como uma doença é transmitida de gerações para gerações.

Fique atento à engenharia genética. Outro tema bem comum é referente aos alimentos transgênicos.

Questões sobre citologia, a origem das células, é outro ponto de atenção tão quanto a bioquímica, ou seja, é importantíssimo contar com o auxílio de um professor e exercícios que ajudam imensamente na preparação.

Como é a prova de Biologia do Enem?

A prova de Biologia está dentro de Ciências da Natureza e, geralmente, tem uma média de 15 questões dentro das 45 que englobam ainda Física e Química.

Como o método de correção avalia a experiência do candidato, há várias competências que necessitam de uma atenção especial, como os temas descritos acima.

Dentro da proposta da prova, podemos citar a utilização das tecnologias associadas às Ciências Naturais, o entendimento das características dos seres vivos, indo desde os ciclos até a evolução das espécies.

É preciso interpretar o meio ambiente assim como a saúde e a produção de alimentos, além de se aprofundar em todos os assuntos referentes à disciplina.

Dicas de como se dar bem na prova de Biologia

A prova de Biologia do Enem é importantíssima para você obter uma boa pontuação e necessita de uma preparação adequada.

A primeira dica é a organização do tempo, tendo em vista que são muitos assuntos para serem estudados e, posteriormente, revisados.

Dessa maneira, nada melhor que começar os estudos com, pelo menos, um ano de antecedência, contando com o auxílio de professores.

Na plataforma Stoodi, você conta com um cronograma de estudos e videoaulas de Biologia e de outras matérias com exercícios focados no Enem, inclusive com um plano gratuito.

Além disso, é válido fazer simulados e provas anteriores para você manter o treinamento do cérebro dentro do tempo disponível para a realização da prova. Assim, no dia do Enem, seu organismo já estará mais apto para não sofrer com alguns percalços, como o temido branco.

No mais, busque sempre ler sobre os assuntos, mantendo-se bem-informado em sites confiáveis. Com foco nos assuntos existentes no edital, certamente você obterá uma boa pontuação em Biologia, abrindo as portas para a realização do sonho de cursar uma boa faculdade.

Como montar um cronograma de estudos para Biologia?

biologia enem

Agora que você já está por dentro sobre Biologia no Enem, nada melhor do que aprender a montar um cronograma de estudos focado tanto nessa disciplina como nas demais que são cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio.

Primeiramente, você pode utilizar uma planilha, como no Excel, para montar uma rotina de estudos, inserindo metas diárias. Há também softwares específicos para isso e aplicativos, ou seja, a tecnologia está acessível.

No entanto, ao escolher o Stoodi como parceiro na preparação para o Enem, você terá um suporte muito melhor, pois tudo é elaborado de acordo com o seu perfil, pretensões profissionais e com uma rotina que ajuda a organizar seu dia a dia.

Assim, mesmo que você trabalhe seis ou oito horas por dia, poderá ter um cronograma de estudos focado nos seus horários livres, inclusive fins de semana e feriados.

Afinal, para dar conta de Biologia no Enem e todas as demais disciplinas, nada melhor do que uma organização impecável para você aprender e ainda ter tempo disponível para revisar as matérias alguns meses antes do Exame.

Dessa maneira, as chances de obter uma excelente pontuação aumentarão consideravelmente, sendo um passo importante rumo ao sucesso profissional.

Como um mapa mental pode ajudar a estudar Biologia para o Enem?

Sabe quando você termina de assistir a uma aula e no fim do período parece que não assimilou quase nada? Pois o mapa mental é exatamente uma técnica de organização e memorização de pensamentos que contribui para evitar essa sensação.

Criada pelo psicólogo inglês Tony Buzan, é amplamente difundida mundo afora e muito utilizada por candidatos que se preparam para o Enem.

Com ela, é possível potencializar a capacidade do seu cérebro de armazenar conhecimento e informações por meio do raciocínio lógico.

Você pode criar um mapa mental digital ou manuscrito, sempre respeitando a técnica. Veja mais!

Defina um tema central

Elabore um título. Como exemplo podemos citar: Biologia no Enem o que cai.

Crie subtópicos principais

Insira os assuntos mais importantes em relação ao tema central, como os elencados ao longo deste post. Você pode colocar assim:

  • Citologia;
  • Genética;
  • Evolução;
  • Ecologia;
  • Parasitologia;
  • Fisiologia.

Esses são assuntos que não podem faltar no seu checklist no momento de estudar Biologia, pois todos os anos têm questões sobre algum deles. Portanto, fique atento a esse importante detalhe!

Escreva sobre cada subtópico

Nesse momento, você deverá inserir assuntos que dizem respeito às palavras citadas acima.

Dessa forma, você pode inserir em cima de Evolução, por exemplo, Charles Darwin, DNA etc.

Insira desenhos nas palavras-chave

Os desenhos ajudam no processo de memorização e podem ser bem úteis. Em Ecologia, por exemplo, uma árvore ou um rio em cima da Amazônia.

Sequencie a ordem

Numere a ordem das sequências para você não se perder. Como o que mais cai em Biologia no Enem é muita coisa, você pode fazer um mapa mental para cada assunto.

Assim, certamente sua memorização ficará bem melhor, sendo um excelente método para acertar questões.

Como o Stoodi pode ajudar?

O Stoodi é uma plataforma consolidada na preparação do Enem e já contribuiu para a aprovação de milhares de estudantes Brasil afora.

Isso porque os professores são altamente capacitados e focados na prova do Enem. Assim, as dicas são bem úteis e há uma didática bem diferenciada em relação aos cursinhos tradicionais. Você pode assistir às videoaulas de onde estiver, desde que tenha acesso à internet, e ainda fazer os exercícios disponíveis na plataforma, tendo inclusive feedbacks e correções de redações.

Dessa maneira, Biologia no Enem (o que cai) sempre estará presente nas aulas, levando o conhecimento de uma forma leve e totalmente objetiva para que você conquiste a pontuação almejada no Exame, abrindo as portas das melhores faculdades do país.

E aí, quer saber mais sobre o Enem? Então, leia agora mesmo o guia completo sobre a prova mais esperada do ano no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *