Entenda como pagar o boleto do Enem!

O dia está chegando e você já está se preparando, mas a dúvida ainda é como pagar o boleto do Enem? Então, fique tranquilo que essa é uma tarefa simples e vamos explicar tudo o que precisa saber!

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais importantes do país. O primeiro passo para confirmar sua participação e tentar uma vaga no Ensino Superior é fazendo a inscrição — que só é confirmada com o pagamento do boleto.

Quer tirar várias dúvidas sobre esse assunto? Acompanhe o post a seguir até o final!

enem

O que é o boleto do Enem?

O boleto bancário é um documento gerado para facilitar o pagamento de alguma coisa, como uma taxa de inscrição ou uma conta de energia elétrica. Quando o valor devido é direto para o governo federal, estamos falando de uma GRU (Guia de Recolhimento da União).

Nesse caso, quitar o boleto é o que vai permitir que cada estudante seja um candidato oficial do Enem, desde que não se encaixe nos critérios de isenção. O comprovante servirá como garantia que a pessoa pagou o valor devido e poderá fazer o exame.

Quando o boleto do Enem é gerado?

A partir do momento que as inscrições são abertas, qualquer pessoa pode entrar no site do Enem para completar seu cadastro e emitir o boleto. É claro que existe o pré-requisito de ter concluído o Ensino Médio ou estar prestes a terminar esse ciclo, já que antes disso a inscrição não é aceita.

Depois de preencher todos os dados pedidos, o boleto é gerado automaticamente no sistema do MEC (Ministério da Educação). O documento fica disponível para acesso até o fim do prazo de inscrição, sendo possível baixar e imprimir quantas vezes for necessário.

Quando abrem as inscrições para o Enem?

As datas são divulgadas a cada ano pela equipe organizadora. Para o Enem de 2021, o prazo começou no dia 30 de julho e foi encerrado 15 dias depois. Portanto, é muito importante ficar de olho nas notícias se você tem interesse em fazer a prova, principalmente porque não há saída depois do encerramento.

Ou seja, quem não se inscreve dentro do prazo precisa esperar a edição do próximo ano. Uma boa dica é seguir as nossas redes sociais (como o perfil do Instagram) e acompanhar todas as publicações.

Onde é possível pagar o boleto do Enem?

Como falamos, o boleto facilita o documento e pode ser pago em qualquer um dos locais a seguir:

  • lotéricas;
  • agências dos Correios;
  • agências bancárias;
  • internet banking.

Se antigamente era preciso imprimir a folha e ir ao banco para pagar, agora em poucos segundos você consegue fazer tudo isso. Ao gerar o boleto, faça a leitura virtual do código de barras pelo aplicativo de um banco e complete a transação. Esse é o jeito mais fácil de garantir sua participação no Enem!

Posso pagar mesmo quando o prazo já venceu?

Quando um boleto vence, em alguns casos ele pode ser pago após a data de vencimento — incluindo o valor da multa e taxa de juros cobrada por dia de atraso. Isso não é possível com o boleto do Enem, então, fique atento!

Normalmente, a GRU oferece alguns dias de prazo até o encerramento das inscrições. Como assim? Se o período de inscrição acaba no dia 14 de julho, você tem cerca de 4 dias a mais para pagar o valor e confirmar a participação.

Esse limite é importante para o MEC fechar a quantidade certa de candidatos e não ficar esperando muito tempo até que os pagamentos sejam confirmados.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Isso quer dizer que é fundamental prestar atenção na data de vencimento do boleto e tentar pagar quanto antes para não correr o risco de esquecer. Deixar para a última hora pode ser um grande erro, até porque imprevistos acontecem.

Quem não precisa pagar o boleto do Enem?

Há dois perfis de candidatos que são isentos de pagar a taxa de inscrição do Enem:

  • estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas públicas, desde que informem o nome da instituição de ensino e ela seja credenciada no Censo Escolar;
  • estudantes de baixa renda que comprovem condição de vulnerabilidade social, o que deve ser feito no ato da inscrição pelo formulário de carência socioeconômica.

Fora essas duas situações, todos os outros candidatos precisam pagar o valor integral do boleto, dentro do prazo determinado no documento.

Outro detalhe importante é que aqueles que já receberam a isenção em anos anteriores e não fizeram a prova, provavelmente terão dificuldades para conseguir o benefício novamente. Isto é, não perca a oportunidade se você foi beneficiado!

O valor pode ser parcelado ou reembolsado?

Não. Em 2021, o valor da inscrição foi de R$85, que deveriam ser pagos em uma única parcela. A dica para quem não tem todo esse dinheiro disponível é juntar aos poucos nos meses que antecedem a inscrição. Ou, quem sabe, arrumar uma fonte de renda extra para conseguir pagar o valor total.

A partir do pagamento, a quantia também não poderá ser devolvida. Mesmo que você acabe não fazendo a prova, o MEC está contando com a sua participação e não existe nenhum tipo de reembolso. Isso só deve acontecer se o exame for cancelado, o que nunca ocorreu.

Como se preparar para o Enem?

O segredo para tirar uma boa nota na prova não poderia ser outro: estudar muito durante a preparação. Monte um cronograma até o dia da prova, considerando todas as matérias e também tarefas como treinar a redação. Sabia que aqui na Stoodi você encontra planos de estudos personalizados? Experimente e aproveite todos os conteúdos!

Enfim, agora você já sabe tudo o que precisa fazer para pagar o boleto do Enem. Se já cumpriu com essa etapa, dedique todo o seu tempo aos estudos para ter o melhor resultado possível. Mas, se for participar do exame no próximo ano, fique atento no calendário desde o começo do ano para não perder nenhum prazo!

E aí, como vai a sua preparação para a prova? Conheça o nosso Curso Gratuito para o Enem e aumente as chances de garantir uma vaga na faculdade dos seus sonhos!