Entenda o que é e para que serve o cartão de confirmação do Enem!

A participação no Enem exige que o candidato conheça um montão de termos novos e fique por dentro de coisas que, até então, não faziam parte de seu dia a dia. Sabemos que é muita informação nova! Por isso, é fundamental que você compreenda tudo para não se embananar.

Um dos termos novos com os quais os vestibulandos se deparam é o cartão de confirmação do Enem. O que será isso? Para quê serve? Quais são as suas funções?

Pensando nessas dúvidas, preparamos um conteúdo completinho sobre o assunto. Assim, você vai tirar todas as suas dúvidas! E, de quebra, passaremos também algumas dicas para que você se prepare para o Enem (e outros vestibulares) da melhor maneira possível. Vamos lá?

Cartão de confirmação Enem: entenda tudo!

O que é cartão de confirmação do Enem?

O cartão de confirmação do Enem é um documento emitido virtualmente pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para os candidatos que estão inscritos e aptos a participar das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O cartão é emitido anualmente após a confirmação da inscrição do candidato e da liberação dos locais de prova. A sua emissão é amplamente notificada nas mídias (como os jornais e a internet), por isso, fique de olho!

Para que serve o cartão de confirmação do Enem?

O cartão de confirmação serve, como o próprio nome já diz, para confirmar a sua inscrição. A partir de sua emissão, você tem 100% de certeza que está participando do processo seletivo do Enem. E mais: pode usá-lo para confirmar isso para os fiscais caso algo dê errado no dia de sua prova.

Mas isso não é tudo! O cartão também traz informações importantes, sobre as quais falaremos no próximo tópico. Vamos lá?

Quais são as informações contidas no cartão de confirmação do Enem?

A seguir, confira as informações que podem ser conferidas no cartão de confirmação:

  • data das provas;
  • horário em que as provas acontecerão (início e final previstos);
  • horário do fechamento dos portões;
  • local de prova (endereço e nome da instituição de ensino);
  • sala em que você fará o exame;
  • língua estrangeira escolhida por você no ato da inscrição;
  • seus dados (nome, CPF e número de inscrição no Enem).

Ou seja: ele é um resumo completo de tudo que você precisa saber sobre o dia da sua prova! Tê-lo por perto é uma ótima estratégia para que nada dê errado, beleza?

Preciso levar meu cartão de confirmação para a prova do Enem?

Obrigatoriamente, não. No edital do Enem, está especificado que não há a necessidade de levar o cartão com você até o dia da prova.

No entanto, recomendamos que você o faça. Nunca se sabe o que pode acontecer. Se o seu nome não estiver escrito na lista de candidatos da sala em que você foi designado a fazer a prova? Esse é um exemplo de situação em que o cartão resolveria todos os seus problemas.

Mas se você não tem como imprimir o documento, não se preocupe. Você pode tirar um print dele e levá-lo em seu celular. A validade é a mesma!

Lembrando que o acesso do cartão de confirmação é feito a partir do login na Página do Participante, no site do INEP.

Como se preparar para o Enem?

Para fechar o nosso bate-papo, vamos conhecer algumas dicas bacanas para otimizar a sua preparação para o Enem!

Faça um cronograma de estudos

O primeiro passo para se dar bem na prova do Enem é garantir a organização dos seus estudos. Nesse caso, elaborar um bom cronograma deve ser sua prioridade!

O Plano de Estudos Stoodi é uma boa pedida para qualquer estudante! Com ele, você tem acesso a um cronograma personalizado para você, que considera o tempo disponível para os estudos e o curso de sua preferência.

Resolva muitas questões sobre os temas

A resolução de questões também não pode ser deixada de lado. Essa é uma tática fundamental para que você possa fixar o conteúdo e tirar eventuais dúvidas sobre os conceitos.

No Stoodi, você tem acesso a mais de 30 mil exercícios, todos eles com resolução em vídeo. E, claro, pode tirar suas dúvidas com nossos monitores sempre que precisar!

Faça simulados

Os simulados também ajudam muito na fixação e revisão do conteúdo, mas não é só isso. Eles são fundamentais para que você se familiarize com a prova e fique mais tranquilo no grande dia.

O Stoodi também oferece simulados personalizados, com questões únicas e no estilo Enem. Nossa pontuação leva em consideração os parâmetros do TRI e, assim, você pode ver no que precisa melhorar para alcançar a sua nota de corte.

Assista videoaulas diversas

A plataforma do Stoodi conta com mais de 5 mil videoaulas de todas as matérias vistas no ensino médio. Nossos módulos são completos, com aulas sobre cada assunto da disciplina e uma revisão eficiente, que traz os principais conceitos de forma resumida.

Além disso, temos também lives sobre os principais conteúdos cobrados no Enem. Nossas videoaulas ao vivo permitem que você interaja com os professores e outros estudantes em tempo real.

Treine a redação

Caprichar na redação é um ponto essencial para uma boa média no Enem. Além disso, muitas instituições utilizam pesos diferenciados nesse caderno, fazendo com que ele se torne ainda mias influente na nota final.

Além de fazer muitas redações, é preciso saber no que você está errando para que possa melhorar, certo? No Stoodi, você conta com a correção de redação e tem acesso a todas as dicas e macetes para ir bem!

Escolha um bom cursinho para ajudá-lo

Por fim, uma boa estratégia para ir bem no Enem é garantir a ajuda de um bom cursinho! O Stoodi é uma ótima alternativa para quem quer ser aprovado rapidamente no curso dos sonhos.

Aqui, temos suporte contínuo ao aluno, além de todas as vantagens já mencionadas. Durante a pandemia, você tem acesso gratuito aos nossos exercícios e às aulas publicadas. Não dá pra perder, né?

Gostou de saber mais sobre o cartão de confirmação do Enem e toda a sua importância? Agora é com você! Chegou o momento de estudar bastante e se preparar para as provas. Corre que ainda dá tempo! Faça o seu cadastro no Stoodi e garanta a sua vaga no final do ano!

Campanha Always On Cronograma