Descubra como fazer a inscrição do Enem

Descubra como fazer a inscrição do Enem

A preparação para o Enem envolve muitos fatores, entre eles, podemos citar não apenas o conhecimento sobre as matérias que são cobradas na prova, mas também a atenção ao calendário do exame e a compreensão de tudo que deve ser feito desde o momento da inscrição até o dia da prova.

Ufa! É bastante coisa, né? Não se preocupe. Neste post, falaremos detalhadamente sobre a primeira etapa de todo esse processo: como fazer a inscrição do Enem. Não errar nesse momento é fundamental, e, felizmente, tudo é bem simples de entender. Temos certeza que você vai arrasar!

Caso você não entenda algum passo para fazer a inscrição, envie uma mensagem e nos pergunte, tá bom? Agora, sem mais delongas, vamos descobrir como fazer a inscrição da melhor maneira possível e dar o primeiro passo rumo à sua vaga na universidade dos seus sonhos!

Quais documentos são necessários para fazer a inscrição no Enem?

Antes de começar a fazer a sua inscrição, é interessante já ter em mãos todos os documentos necessários!

É possível parar a inscrição e continuar depois, mas para poupar trabalho e evitar problemas, que tal já deixar tudo separadinho?

Os documentos solicitados são:

  • CPF;
  • RG;
  • uma foto, tirada em fundo neutro (de preferência branco) e sem o uso de adereços como óculos, chapéus, lenços e outros.

Deixe a foto no seu computador ou celular. Você precisará fazer o upload dela no sistema ao final da inscrição!

Como fazer a inscrição do Enem?

Confira os passos para fazer a sua inscrição do Enem!

Acesse a página do participante

Esse é o portal no qual você fará todo o processo de inscrição. Ele é bem intuitivo e conta com uma inteligência artificial que guiará você em todos os passos.

Preencha os seus dados

O portal solicitará informações sobre você, como o seu CPF e a data de nascimento. Depois, continue contando ao robô sobre a sua vida. Você informará fatos como o seu sexo, endereço, RG, nacionalidade… Não há nenhum segredo nessa parte.

Selecione se você precisa de atendimento específico ou social

Aqui, você deve dizer se necessita de alguma atenção especial durante a realização da prova. Falaremos mais sobre isso em alguns instantes.

Escolha o idioma

Candidatos do Enem podem optar por realizar 5 questões do caderno de Linguagens e Códigos em inglês ou espanhol. Agora é a hora de tomar essa decisão.

Fale mais sobre você

Em seguida, outras informações serão solicitadas. Agora, é hora de falar sobre a sua formação escolar e contar ao INEP sobre a situação socioeconômica da sua família.

Escolha uma senha

Escolha uma senha para chamar de sua! Deixe-a anotadinha em um lugar seguro para não precisar refazê-la em cima da hora, ok?

Escolha a modalidade

Você poderá optar pelo Enem Digital ou Tradicional.

Em algum momento, haverá um questionamento sobre o seu desejo de solicitar a isenção da taxa de inscrição. Esse será o tema de nossos próximos tópicos!

como se inscrever no enem

Qual é a taxa de inscrição do Enem?

A taxa de inscrição do Enem muda a cada ano. Em 2020, ela foi de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais), que devem ser pagos de uma só vez (por boleto bancário).

Para quem não pode arcar com esse valor, há a possibilidade de solicitação da isenção da taxa.

Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição?

Quer saber se você tem direito à gratuidade da taxa de inscrição do Enem? Então, vamos lá!

Para pedir a isenção, o candidato deve:

  • estar no terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino;
  • ser aluno de escola particular com bolsa integral e ter renda (mensal e por pessoa) de até 1,5 salários-mínimos (R$ 1.497,00);
  • ser um aluno que participou do Encceja e conseguiu a certificação de conclusão do Ensino Médio;
  • estar cadastrado no CadÚnico, portanto, ter um número valido de NIS.

Atualmente, a solicitação conta também com um cadastro no portal Gov.br. Ele é bastante intuitivo e envolve apenas o preenchimento de alguns dados, como o NIS. Você pode fazer esse processo antes de começar a sua inscrição no Enem!

Não se preocupe: tudo isso será explicadinho quando você começar a fazer a sua inscrição. O restante da solicitação é finalizado na própria página do participante, no site do INEP.

Atendimento especializado ou específico: como funciona?

No ato da inscrição, você também pode solicitar um atendimento específico ou especializado. Não sabe o que é isso? Confira, a seguir!

O atendimento específico é destinado aos seguintes grupos: idosos, candidatos hospitalizados e mulheres gestantes ou em processo de amamentação.

O atendimento especializado, por sua vez, é oferecido às pessoas com deficiência, déficit de atenção, dislexia, autismo e outros casos. Essas condições devem ser comprovadas com laudos médicos.

A partir da comprovação da condição, o INEP avaliará se o estudante necessita de provas em braile, exames com fontes maiores na escrita, intérpretes de libras ou até mesmo um tempo adicional para realizar a prova. Cada caso será avaliado individualmente.

Como ocorre a confirmação da inscrição?

A confirmação da inscrição pode acontecer de três maneiras distintas. Elas são:

  • automaticamente, quando o pedido de isenção é aceito logo após a inscrição;
  • após a aprovação do pedido de isenção (depois de uns dias ou depois do pedido de recurso);
  • quando o pagamento do boleto de inscrição cai no sistema do INEP (normalmente após um ou dois dias).

O recomendado é que você sempre fique de olho no processo para ver se a sua inscrição foi ou não aceita. Caso note algo estranho, entre em contato com o INEP o quanto antes para verificar o seu caso!

Como se preparar para o Enem 2023?

Agora, veremos algumas dicas para que a sua preparação ao longo de todo o processo seja a mais eficaz possível.

Siga uma rotina de estudos

O primeiro passo para se dar bem no Enem é seguir uma boa rotina de estudos. No Stoodi, contamos com um plano de estudos personalizado e que atende às suas necessidades, ajudando você nesse momento tão importante.

Faça muitos simulados e questões

Para aprender as matérias que caem no Enem, a dica é sempre fazer muitas questões e simulados ao longo de todo o ano. Além de ajudar você a se familiarizar com o estilo das questões, essa estratégia ajuda muito na hora de revisar os conteúdos.

Aprenda com os melhores

Contar com a ajuda de bons professores também é algo que faz toda a diferença. O melhor de tudo é que você não precisa sair de casa para isso! No Stoodi, um cursinho completamente online, você aprende com professores altamente qualificados e que amam ensinar!

Conte com apoio sempre que necessário

Apoio emocional e suporte para a compreensão das matérias também são fundamentais para o preparo do Enem. Essa também é uma das prioridades do Stoodi! Tire um tempinho para descansar e se divertir

Por fim, não deixe a sua saúde física e mental de fora da sua preparação! Tire um tempo para descansar, se divertir, ver filmes, séries, conversar com os amigos, ficar com a família… Tudo isso é essencial para o seu sucesso nas provas!

Com o Stoodi sua nota no Enem pode sair de 550 para 740!

Gostou de saber como fazer a inscrição do Enem? Agora, você está mais do que craque no assunto! Para fechar, não deixe de dar uma olhadinha no nosso cronograma de estudos e começar o quanto antes a sua preparação com o cursinho online que mais aprova. Vemos você na lista de aprovados no ano que vem!

Escolha o melhor plano do nosso cursinho online e aproveite tudo o que temos a oferecer. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *